A dança e a música unem-se na cidade transmontana.
O espetáculo “Nocturno” foi apresentado ontem no Teatro de Vila Real pelos cocriadores do projeto artístico, Joana Gama e Victor Hugo Pontes juntamente com o resto da sua equipa.
O projeto foca-se num espetáculo de dança com música composta por João Godinho, que se pode encontrar disponível em formato físico, à venda no fim de cada espetáculo, e em formato digital no Spotify. O tema do espetáculo é a maneira como as crianças reagem à noite, os seus medos e o que acham que acontece no escuro. Os criadores do projeto questionaram os mais jovens sobre estes medos e foi daí que surgiram os diversos conceitos da atuação, atuação essa que decorre maioritariamente no escuro e recorre às luzes, sombras e sons para ilustrar a noite atribulada pela qual o dançarino principal, que interpreta o papel de uma criança, passa e as suas reações.
No final do espetáculo a equipa demonstra-se disponível ao público para que este, sendo composto maioritariamente por crianças, faça perguntas e diga o que pensou que estava a acontecer.
O espetáculo já correu diversos pontos da Bélgica e voltará a repetir-se em Vila Real hoje, dia 23 de novembro, pelas 16h.
Rui Pinto
Fotografia: O Torgador (Eda Gonçalves)