Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelé, morreu esta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. O antigo internacional brasileiro, nascido em Minas Gerais (Brasil) estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há um mês, devido a um cancro no cólon na qual as suas condições tinham vindo a piorar até esta quinta-feira.
Eleito pela FIFA o “Jogador do Século XX”, Pelé foi, e é, o único jogador do mundo a conquistar o tricampeonato Mundial pelo Brasil (1958, 1962 e 1970), sendo uma figura mítica do Santos e do futebol brasileiro. Passou ainda pela política, tendo sido ministro do desporto no governo de Henrique Cardoso.
O percurso dele como jogador profissional foi curto. Jogou ao serviço do Santos, do New York Cosmos e pela seleção Canarinha. Disputou 831 jogos oficiais fazendo 767 golos. Na seleção brasileira, fez 92 jogos no qual marcou 77 golos, competiu nos mundiais com 14 jogos e 12 golos marcados e ao serviço do Santos fez 659 jogos no qual marcou 643 golos. Ainda fez gosto ao pé noutras taças nacionais e internacionais.
Para além do tricampeonato mundial, teve tempo de conquistar a Taça Libertadores, Supertaça e dez campeonatos Paulistas, entre outros feitos.
A nível individual, foi o único jogador com três títulos mundiais, considerado Melhor Marcador da seleção brasileira, melhor marcador do Santos com 643 golos, melhor marcador da Taça Intercontinental com 7 golos, melhor marcador da Copa América e o melhor marcador nos 10 campeonatos conquistados. Da FIFA, ainda recebeu o prémio de Melhor Jogador do Século XX, no ano de 1999.
Foi esta a longa e grande carreira do “Rei” Pelé, que descansa em paz e ficará eterno nos nossos corações, sendo que a Lenda só morre quando morre também a última pessoa que o amou.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Direitos Reservados