Em jogo a contar para os oitavos de final do Mundial, no estádio Lusail Iconic, Portugal goleou a Suíça por 6×1 e carimbou a passagem aos quartos, à qual a última vez que tinha chegado foi em 2006. Gonçalo Ramos apontou um hat-trick e Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão fizeram os restantes golos para a seleção portuguesa. O tento de honra dos helvéticos surgiu por intermédio de Manuel Akanji.
Os suíços entraram melhor na partida, mas Portugal aos 17 minutos inaugurou o marcador com um excelente remate de Gonçalo Ramos, após passe de João Félix.
O segundo golo da seleção das quinas surgiu, aos 34, na sequência de um pontapé de canto executado por Bruno Fernandes e Pepe, nas alturas, a tornou-se o jogador mais velho a marcar em fases a eliminar do Mundial.
A segunda parte ficou marcada pelo festival de golos da seleção portuguesa. Aos 51, Gonçalo Ramos bisou na partida, com Diogo Dalot a assistir. Volvidos quatro minutos foi a vez de Raphael Guerreiro fazer o 4×0 e levar o jogo para contornos de goleada.
A Suíça marcou o golo de honra por Akanji ao minuto 58, depois de ter recebido a bola dentro da área, vinda de um ressalto, num pontapé de canto batido por Shaqiri.
O 5×1 foi apontado novamente por Gonçalo Ramos, aos 67 minutos. O jogador do Benfica picou a bola sobre o guarda-redes Yann Sommer, após mais uma assistência de João Felix.
Do lado da seleção portuguesa saltaram do banco Ricardo Horta, Vitinha, Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Rafael Leão. Para a formação orientada por Yakin entraram em campo Comert, Zakaria, Seferovic, Okafor e Jashari.
Rafael Leão fechou a partida com chave de ouro ao apontar um grande golo aos 90+2, desta feita com assistência de Guerreiro.
Nos quartos de final, a seleção portuguesa vai defrontar Marrocos, que derrotou a Espanha nas grandes penalidades. O jogo será no próximo sábado, pelas 15 horas, no estádio Al Thumama Stadium.
Texto: Carlos Monteiro
Imagem: Direitos Reservados