Estruturas pretendem reduzir a acumulação de pontas de cigarros e pastilhas elásticas
Foram instaladas 20 estruturas com o objetivo de recolher as pastilhas elásticas e pontas de cigarros em todo o município de Vila Real, com o projeto “Para cá do Marão embalagens não!”. As estruturas foram apresentadas no passado dia 22 de março, Dia Mundial da Água.
Com o intuito de celebrar o Dia da Água, o projeto pretende alertar as pessoas para o problema da poluição da água, dado que os resíduos que agora estão a ser recolhidos têm, muitas vezes, como destino final, os rios e o mar. Com estas medidas, o município espera reduzir o impacto das pontas dos cigarros e das pastilhas elásticas no meio ambiente. Foi também criado um questionário, com o intuito de analisar o impacto do projeto na sociedade vila-realense.
As estruturas, que já ganharam o prémio Inovação Social Green Project Awards da Sociedade Ponto Verde, foram desenvolvidas no Laboratório da Paisagem de Guimarães, com o objetivo de reduzir a acumulação de resíduos e utilizar os mesmos para produzir novos materiais.
O projeto foi financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.
Marcos Vilaça
Imagem: Universidade FM