A gala de desporto da UTAD destaca o anualmente o desempenho dos seus atletas. E na X gala que decorre esta quarta-feira, um dos atletas destacados é José Passo, nomeado para Atleta Masculino do Ano.
José Passo é estudante da universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, está no terceiro ano da licenciatura de engenharia zootécnica, pratica atletismo federado e representou a universidade nos campeonatos universitários, tanto de pista coberta como na pista ao ar livre, nas provas de salto em altura, salto em comprimento e 110 metros barreiras.
O atleta confessa ter sido apanhado de surpresa com a nomeação.
“Foi a meio de um dos treinos, estava a ver o plano de treinos quando percebi que tinha uma mensagem sobre a nomeação, e eu fui mesmo apanhado de surpresa. Primeiro não tinha noção que a UTAD fazia gala de desporto, o que já é uma surpresa enorme e muito positiva e depois ser um dos nomeados para Atleta Masculino do Ano foi ainda melhor, foi muito gratificante …”
José apesar da nomeação já traçou novas metas para 2026, mas confessa que não é fácil ser um atleta e um estudante ao mesmo tempo, é necessário saber gerir muito bem os horários.
O nomeado treina de segunda a sábado, normalmente das 18 às 21, sempre depois das aulas, mas há algumas ocasiões que tem aulas até mais tarde, prejudicando o tempo de treino, e confessa que é um bocado complicado ainda para mais quando se pratica um desporto individual,
“…, é muito complicado, principalmente para modalidades como a minha, que são individuais, nós mantermos a motivação para treinar todos os dias,…, sendo treinos individuais e “solitários” , por assim dizer, é sempre um bocado mais complicado”,mas refere que estes prémios e o reconhecimento recebido são bons sinais para motivar para continuar na modalidade.
Para 2026 José Passo tem como objetivo concorrer a nível nacional no decatlo e concorrer nas mesmas provas que em 2025, mas obter ainda melhores resultados, como por exemplo, tentar ultrapassar a meta de 1,90m no salto em altura, e no salto em comprimento ficar perto da casa dos 7 metros.
Texto: Paulo Ribeiro