A Gala do Desporto da UTAD está de volta para a sua 10ª edição e vai decorrer no dia 3 de Dezembro.
Na categoria de Atleta Masculino do Ano está o nomeado Hugo Costa da equipa de Counter-Strike 2 da AAUTAD, que contam com a conquista do Winter Split do Campeonato Nacional Universitário e o 2º lugar do Nacional.
A nomeação de Hugo deixou-o feliz porém o mesmo realçou os colegas e diz tentar ser o motivador da equipa.
“Eu sei que não fui o melhor da equipa, eu sou só o capitão”. “Não sou o melhor a jogar, isso eu admito, mas eu acho que sou a alma da equipa. Sou eu quem os faço rir.”
Face às mudanças na equipa no início do ano e até alguns problemas pessoais, Hugo faz um balanço positivo quanto aos resultado da época.
“Começamos com uma equipa relativamente nova, a line-up basicamente mantive-me apenas eu e o Smookay, e nós no Winter Split conseguimos fazer um milagre. Fomos à final e ganhamos a Aveiro em um jogo muito renhido”. “Na final do Spring Split, tivemos a luta contra Aveiro, onde caimos de pé, mas sempre com um sorriso na cara”.
A integração dos novos elementos não foi problema segundo o mesmo.
“É jogar cs, jogar online. A integração é relativamente fácil e saudável para todos.”
Hugo diz que não há apoios da parte da Utad,porém a Associação está sempre lá para ajudar.
“Da Utad nos só temos o estatuto de atleta, quem nos tem sempre ajudado é a Associação, com apoios e jerseys”.
Refere também que várias equipas universitárias tem o seu espaço dentro da universidade para treinar e que seria muito bom ter o mesmo.
“Nós não estamos a pedir já já uma coisa toda xpto, mas se pudessem pensar nisso”. “Não so para a equipa de CS, mas para todos os jogos que estiverem em competição.”
Quando questionado, Hugo falou sobre a valorização do CS em portugal e diz serescassa, sendo que os maiores números de visualização que os jogos tem são derivados de streamers que tentam ajudar.
“Os e-sports universitários aqui em portugal não são muito vistos, e se falarmos dos e-sports em geral em portugal, a imagem tem vindo ao fundo”
Face às expectativas para a próxima época, o capitão da equipa diz contar com duas novas adições, e espera bons resultados de maneira a conseguirem ir ao Campeonato Nacional.
“Temos duas novas adições à equipa e vamos ver o que conseguimos fazer com eles”. Tentar sempre ficar em 1º lugar para o qualificador e para os play-offs, para conseguirmos ir ao nacional”.
Relativamente ao aspeto psicológico nunca tiveram ajuda, mas Hugo realça que é o trabalho do capitão e da própria equipa animar o grupo.
“Não temos ajuda nenhuma relativamente a isso, mas em termos psicológicos cada um tem o seu e se virmos que alguém está mais em baixo a equipa toda tenta animar, neste caso o meu trabalho como capitão é sempre esse, animar o pessoal mesmo quando estamos em baixo”.
Texto: Ricardo Silva