Em mais uma final 100% brasileira, a cidade de Lima no Peru viu o Flamengo levantar o titulo da Copa Libertadores. A equipa treinada por Felipe Luis deu um checkmate tático a Abel Ferreira, controlando o jogo do inicio ao fim.
A equipa do flamengo começou o jogo com um plano simples que seguiu durante os 90 minutos, controlar a posse de bola, e quando não a tiver, ser agressivo para a recuperar, o que resultou no mengão ver 3 dos seus jogadores amarelados antes do intervalo. No lado do verdão a tática era outra, defender homem a homem, esperar pelo erro adversário e explorar a profundidade tentando chegar rapidamente a área adversaria. Infelizmente para o Palmeiras o plano não deu frutos com o palmeiras a conseguir chegar várias vezes em situações de finalização antes da meia hora de jogo. Até que Erick leva um amarelo por parte do árbitro argentino D. Herrera, após um conflito entre as equipas, lance que deixou os adeptos e os jogadores a pedirem vermelho por agressão.
O Flamengo não tirava o pé do acelerador com Bruno Henrique a ser o homem mais perigoso na frente de ataque rubro-negra, vendo um golo a ser-lhe negado pelo defesa palmeirista depois de um chapéu efetuado ao guarda redes.
Ainda na primeira parte, no fim do tempo adicional dado pelo árbitro, o Palmeiras ficou a pedir um canto não assinalado por escassez de tempo, o que causou mais uma situação tensa entre os jogadores e a equipa de arbitragem.
Como resultado da pressão exercida pelo Mengão, a percentagem de posse de bola chegou aos 68% para a equipa rubro-negra.
À diferença da primeira parte, o Palmeiras chega mais faltoso levando ele também 3 amarelos numa única parte. Tirando isso, a segunda parte começou como acabou a primeira, com o Flamengo a concretizar a colheita do seu trabalho de preparação para o jogo, tendo mais posse de bola e mais oportunidades o que desencadeou mais erros por parte do Verdão, Até que aos 67 minutos, na soma de mais um canto batido por De Arrascaeta, Danilo salta mais alto que os defesa e cabeceia a bola para o fundo das redes, abrindo assim o marcador, dando um motivo de alegria aos milhares de adeptos do Flamengo presentes no Estadio Monumental U Marathon. Depois do golo sofrido, Abel Ferreira tentou mudar o rumo do jogo, realizando 5 trocas na equipa, uma delas sendo forçada, já que Felipe Anderson teve de sair somente 15 minutos depois de ter entrado. Infelizmente para o Palmeiras, de nada adiantou e por muito que tenham tentado, foi o Mengão que voltou a ter um lance de perigo aos 91 minutos com Cebolinha a bater um livre colocado, forçando Carlos Miguel a desviar a bola com a ponta dos dedos, ainda assim batendo no poste.
Foi assim que terminou mais uma final de Libertadores, trazendo a taça pela sétima vez consecutiva para o Brasil e coroando o Flamengo como equipa com mais títulos de copa libertadores, tendo ganho 4.
Texto: Marco Leite
Imagem: @flamengo