Depois do filme de terror vivido contra a Irlanda, a seleção recebeu a Arménia, no estádio do Dragão, para tentar a qualificação para o Mundial de 2026, mas, desta vez, sem Ronaldo, que foi expulso no tumultuoso jogo frente à Irlanda.
Em relação ao jogo anterior, Roberto Martinez fez cinco alteração, mexendo assim em todos os setores, à exceção da baliza. Entraram: Nélson Semedo, Renato Veiga, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos e Rafael Leão. Saíram: Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Félix, Rubén Neves e, como já referido, Cristiano Ronaldo.
Entravam em campo os jogadores portugueses com um equipamento exclusivo para homenagear uma das maiores lendas do futebol português, Eusébio da Silva Ferreira ou, como era apelidado, Pantera Negra.
O arbitro apita para o início da partida e, ao minuto 2, decorre uma bonita homenagem a Jorge Costa que contou com um forte aplauso do publico. Logo ao minuto 7, marca Renato Veiga o seu primeiro golo oficial pela seleção das quinas. Depois de um livre direto de Bruno Fernandes, é na recarga que Renato marca o primeiro do jogo. A Arménia não esperou para dar a resposta e, um minuto depois, marcou Spertsyan E., sendo este o primeiro lance de perigo da equipa arménia. O jogo prossegue com diversas oportunidades para Portugal. Ao minuto 21, à semelhança da homenagem a Jorge Costa, é também feita uma homenagem a Diogo Jota que é muito ovacionado pelos adeptos. Passados seis minutos, marca Gonçalo Ramos, após um erro defensivo da Arménia. A bola continua a correr e João Neves mostra de que é feita a raça portuguesa, marcando o terceiro golo português com uma assistência açucarada do seu colega de equipa. Com o evoluir da partida, era possível ver que Portugal ia encostando a Arménia à sua área. Ao minuto 40, surge o quarto golo da seleção portuguesa. João Neves faz o bis com um grande golo de livre direto. A pressão alta de Portugal continua a ser sentida pela Arméria e é neste sentido que se assinala um penálti sobre Rubén Dias que acaba por ser concretizado por Bruno Fernandes.
Com o início da segunda parte, Eghishe Melikyan retira Serobyan e Aghasaryan para a entrada de Shaghoyan e Sevikyan. À medida que o jogo avança surge o segundo golo de Bruno Fernandes. Bruno aproveitou a desorganização da defesa adversária e rematou a bola para junto do poste esquerdo da baliza de Avagyan. Ao minuto 55, estreia de Forbs e entrada de Francisco Conceição com a saída de Rafael Leão e Bernardo Silva. Dez minutos depois, era altura de sair Ranos e entrar Eloyan, na Arménia. A partida acabou por se tornar mais calma, no entanto a seleção portuguesa continuava por cima. Ao minuto 67, Martinez tira Vitinha para a entrada de Félix. Em seguida, Bruno Fernandes faz o hat trick e marca mais uma grande penalidade. A entrada de Rubén Neves e Nuno Mendes acontece ao minuto 73. Aproximava-se o fim da partida quando João Neves faz o seu terceiro golo na partida, assistido por Nelson Semedo. O fim da partida acabou por ser marcado pelo nono golo de Portugal, que foi assinalado por Francisco Conceição.
Acaba assim a partida, com uma goleada histórica e um apuramento, que à terceira vez foi finalmente garantido.
Texto: Joana Santos
Imagem: @cabinedesportiva