Depois de duas semanas do Grande Prémio dos Estados Unidos, a Moto GP está de volta este fim de semana, desta vez, no circuito de Lusail, no Qatar.
Este Grande Prémio, marcou o regresso do campeão da última temporada, Jorge Martin, que tinha falhado as primeiras corridas da temporada por lesão, depois da queda nos testes de pré temporada.
Quanto à grelha de partida, Marc Marquez arrancava mais uma vez da Pole Position, o piloto espanhol, arrancou da primeira posição em todos os Grandes Prémios nesta época, ao lado, estava o líder do campeonato à entrada para este fim de semana, Alex Marquez que arrancava em segundo, Pecco Bagnaia largava da 11ª posição depois de cair da mota na qualificação.
A corrida começou, um excelente arranque de Franco Morbidelli colocou-o em primeiro logo na primeira volta, já Fábio Quartararo que tinha saído do terceiro lugar, arrancou mal e desceu para o sétimo lugar, o rookie da Gresini Fermin Aldeguer ganhou várias posições e na 3ª volta já estava em 6º lugar. Ainda na 3ª volta, um toque entre Alex Marquez e Fábio Di Giannanonio atirou com os dois para o fundo do da grelha, esse toque valeu uma penalização de long lap a Alex Marquez.
Á passagem pela volta 6, Franco Morbidelli já tinha vantagem sobre os dois pilotos da Ducati, com Bagnaia que tinha feito uma excelente recuperação a lutar com o seu companheiro de equipa Marc Marquez pelo segundo lugar, com vantagem para o piloto espanhol. Maverick Vinales que mais tarde passava por Bagnaia e assumia a terceira posição.
Na volta 9, assistimos à primeira queda da corrida, Jack Miller, piloto da Pramac a cair e a abandonar a corrida, na volta seguinte, Maverick Vinales passou Marc Marquez e subiu ao segundo lugar, uma grande corrida do piloto da KTM Tech3.
Na volta 11, houve mudanças nos lugares do pódio, Vinales a passar Morbidelli e a assumir a liderança da corrida, ao mesmo tempo, Marc Marquez passava também e subia ao segundo lugar, mais tarde, Bagnaia acabava por passar, também, Morbidelli. A esta altura, Vinales liderava a corrida com os dois homens da Ducati em segundo e terceiro.
Na volta 14, mais uma queda, Augusto Fernandez, que estava a substituir o piloto português Miguel Oliveira a abandonar a corrida, na mesma volta, Jorge Martin também acabou por cair.
A seis voltas do fim, Vinales errou e deu oportunidade a Marc Marquez de assumir a liderança e o piloto da Ducati não desperdiçou.
Até ao fim da corrida, o resultado não se alterava, Marc Marquez vence a corrida, com Maverick Vinales em segundo e Pecco Bagnaia em terceiro, com esta vitória, Marquez assume a liderança do campeonato.
A Moto GP volta daqui a duas semanas para o Grande Prémio de Jerez.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagens: @marcmarquez93