O FC Porto entra em 2026 com triunfo por 1-0 frente ao Santa Clara, na 17ª jornada da Liga Portugal.
Os azuis e brancos aproveitaram o deslize do Sporting em Barcelos para aumentarem a vantagem face ao segundo classificado. A vitória nos Açores faz desta a melhor primeira volta de sempre.
Com Gabri Veiga de volta ao onze inicial no lugar de Rodrigo Mora, Francesco Farioli manteve a aposta em William Gomes, apesar do habitual titular Borja Sainz estar disponível para este duelo, após falhar a receção ao AFS devido a castigo.
Do lado da equipa açoriana, Vasco Matos fez quatro modificações relativamente ao onze que empatou com o Arouca na jornada anterior: Serginho, MT, Wendell e Brenner saíram para as entradas de Lucas Soares, Rocha Tavares, Paulo Victor e Vinicius Lopes.
Apesar da discrepância pontual e classificativa entre as duas equipas, os açorianos mostraram-se competentes, assim como já tinha acontecido contra os outros dois candidatos ao título. O confronto foi equilibrado, apesar da equipa da invicta ter tido mais posse de bola, contudo sem criar grandes dificuldades.
Ao minuto 11, Bednarek falha o passe para Diogo Costa e acaba por atingir Gabriel Silva na cara, impedindo-o dealcançar a bola e fica amarelado ainda numa fase inicial do jogo, condicionando o restante da partida. Francisco Moura, que desde cedo dava sinais de não estar em condições, acabou mesmo por sair lesionado aos 28’, dando lugar a Alberto Costa e obrigando Fariolli a adaptar Martim Fernandes à ala esquerda.
A grande oportunidade da 1ª parte ocorreu já nos descontos quando, em contra-ataque, William Gomes consegue passar por todos os adversários e finalizar para a defesa, com o peito, de Gabriel Batista.
Já na segunda parte, o guarda-redes da equipa anfitriã comete um erro fatal ao tentar lançar a bola, que lhe escorrega das luvas e Samu aproveita a oportunidade para abrir o marcador ao minuto 50, com um golo em que o guardião brasileiro não fica nada bem na fotografia.
O Santa Clara tentava chegar ao empate e Pau Vitor não acerta na baliza na melhor oportunidade da equipa da casa, que não teve nenhum remate enquadrado durante o jogo.
Já no fim do encontro, Borja Sainz ainda tentou aumentar a vantagem, mas Gabriel Batista mostrou-se à altura.
Pablo Rosario fica de fora na próxima jornada em Guimarães, por acumulação de amarelos.
Num jogo que não encantou, os dragões cumpriram e contam agora com 7 pontos de vantagem face ao 2º classificado.
O destaque vai para Samu, que fez o único golo da partida desbloqueando assim o resultado.
Texto: Andreia Silva
Imagens: @FCPorto