Benfica aproveita deslize do rival Sporting com uma vitória sobre o Estoril

Benfica aproveita deslize do rival Sporting com uma vitória sobre o Estoril

O Benfica encerrou a primeira volta da Liga Portugal com um triunfo complicado frente ao Estoril, num encontro marcado pelo equilíbrio e pela boa resposta da equipa da casa. Pavlidis foi a grande figura da partida ao assinar um hat-trick decisivo: abriu o marcador na conversão de uma grande penalidade, aos 34 minutos, ampliou a vantagem já em tempo de compensação da primeira parte com um chapéu (45+1’) e voltou a marcar aos 80’, correspondendo da melhor forma a um cruzamento de Lopes Cabral. Chegou assim ao seu 17° golo e ao terceiro hat-trick da temporada.

Apesar do domínio encarnado em vários momentos, o Estoril nunca deixou de acreditar, conseguindo reduzir ainda antes do intervalo, aos 45+3’, através de João Carvalho, um golo que alimentou a esperança dos canarinhos para a segunda parte. No entanto, essa esperança não durou muito, com o Benfica a conseguir segurar a vantagem até ao apito final.

Com este resultado, as águias aproveitaram para reduzir em dois pontos a desvantagem em relação ao Sporting na luta pelos primeiros lugares da classificação.

Depois do deslize do Sporting na jornada anterior, o Benfica entrou em campo consciente de que o duelo frente ao Estoril aumentava a relevância. A margem de erro tornava-se ainda mais reduzida, mas surgia acompanhada da oportunidade imediata de encurtar distâncias para o rival da Segunda Circular.

Contudo, o encontro começou com um contratempo. António Silva lesionou-se ainda durante o aquecimento, obrigando a uma alteração inesperada no onze inicial, com Tomás Araújo a ser lançado de imediato. Esta mudança de última hora poderá ajudar a explicar a entrada claramente desinspirada do Benfica na partida. Aproveitando essa instabilidade, o Estoril dificultou bastante a saída de bola das águias e criou várias situações de perigo, não tendo chegado à vantagem apenas porque Trubin esteve em grande plano, respondendo com segurança aos remates de Begraoui e de Alejandro Marqués.

Na Luz, surgiu um herói grego: Pavlidis. A viver uma grande época, o avançado voltou a
assumir o papel de salvador numa partida em que o Benfica revelou claras dificuldades e
sentia uma falta de inspiração, sendo decisivo nos momentos-chave para desbloquear um
jogo que se mostrava cada vez mais complicado.

Aos 34 minutos,o árbitro foi levado ao monitor. O que num primeiro instante soou a infração sobre Otamendi acabou por revelar: Marqués, com um toque irregular na bola dentro da área. A decisão foi clara, penálti para o Benfica, e Pavlidis não falhou. O avançado grego fechou um ano e abriu outro exatamente da mesma forma, a marcar desde os 11 metros. A vantagem encarnada arrefeceu o atrevimento do Estoril, que pouco depois voltou a sofrer.
Um golo que parecia anunciar uma noite tranquila na Luz… mas ainda havia muito para jogar.

O Estoril não demorou a reagir. A equipa orientada por Ian Cathro voltou a aparecer com perigo junto da baliza defendida por Trubin e, desta vez, foi eficaz. João Carvalho surgiu no sítio certo para corresponder ao cruzamento de Guitane e finalizou com sucesso. Cumpriu-se a chamada lei do ex na Luz, com o internacional sub-21 a marcar pela primeira vez frente ao clube onde se formou.

O fecho da primeira parte deixou a sensação de que o jogo podia acelerar depois do intervalo.
Contudo, essa expectativa ficou por cumprir. O Estoril procurou construir de forma mais
pensada para voltar a criar perigo, mas encontrou um Benfica mais calculista, confortável a gerir o ritmo.

Foi apenas com a entrada de Sidny Lopes Cabral que o Benfica voltou a ganhar fôlego.
Estreando-se na Luz, o internacional cabo-verdiano mostrou ambição imediata: avançou pela esquerda, colocou a bola na área e encontrou Pavlidis aos 80 minutos, que completou o hat-trick.

Mais uma vez, Pavlidis brilhou na Luz, mas o espetáculo nem sempre cativou o público, que por momentos se fez ouvir com assobios. Ainda assim, para quem olha pelos números, o essencial estava garantido: o Benfica soma agora 39 pontos, aproxima-se do Sporting (42) e, provisoriamente, encurta a distância para o FC Porto (46).

Texto: Matilde Chantre

Imagem: @slbenfica