Tondela 0-2 FC Porto – Vitória tranquila num jogo ameno

Tondela 0-2 FC Porto – Vitória tranquila num jogo ameno


Realizou-se neste domingo, às 20:30, no estádio João Cardoso, o jogo a contar para a 13º jornada da Liga Portugal.

Do lado da casa, Cristiano Bacci, veio com a mesma fórmula da vitória frente ao Gil Vicente, na última jornada. As únicas alterações observadas foram no lado direito da defesa, com a entrada de Tiago Manso no lugar de Bebeto, e a saída de Ouattara para a entrada de Moudjatovic, extremo-esquerdo.

Já Farioli, também mantendo a fórmula já acostumada nos jogos internos, fez também duas trocas, com a entrada de Rodrigo Mora para o lugar de Gabri Veiga, que saiu com alguns problemas físicos no jogo da taça da liga frente ao Vitória SC, e a entrada de Pepê no lugar de Borja Sainz.

A primeira parte observou um Porto mais pressionante mas sem conseguir criar muitas oportunidades, contra um Tondela que se guardava fortemente à defesa e conseguia sair várias vezes em contra-ataque.

As principais chances do Porto vieram dos pés de Samu, primeiro com um cruzamento para dentro da área que resultou num azarado corte de Tiago Manso que só não deu em auto-golo devido à grande defesa de Bernardo Fontes. O nome do guarda-redes viria a ser mais vezes repetido, com as defesas aos remates de Samu (13´) e William Gomes (30´).

Aos 36 minutos, Rodrigo Mora abre o marcador, mas, depois de revisão no VAR, o mesmo é anulado por fora-de-jogo, terminando assim a primeira parte empatada.

Se nos primeiros 45 minutos o Porto não foi uma equipa eficiente, o mesmo não se pode falar da 2º parte.

Foram dois golos de rajada, o primeiro com um canto batido para o cabeceamento de Bednarek que rematou contra uma grande defesa de Bernardo Fontes, que viu Samu a encostar em cima dele na sobra (48´). O segundo golo teve um protagonista diferente: William Gomes foi pressionar Bernardo Fontes, conseguindo roubar a bola e depois só encostar para a baliza vazia (49´).

Depois dos golos, o jogo ficou bastante ameno, sem grandes oportunidades para ambos os lados, à exceção do remate de Samu para a defesa de Bernardo Fontes, mais uma vez, aos 77 minutos. Terminou assim o Porto com a vitória.

Com este resultado, o Porto isola-se ainda mais na liderança do campeonato, a 5 do Sporting e 8 do Benfica, respetivamente, depois do dérbi realizado entre os mesmos este fim-de-semana.


Homem do jogo


Victor Froholdt
O médio dinamarquês continua a manter o seu alto momento de forma dominando o meio-campo o jogo inteiro e tendo ainda criado a jogada que levou ao primeiro golo do Porto.

Texto: Bruno Gomes

Imagem: @fcporto