Está a chegar mais uma gala do desporto da AAUTAD, que reúne os atletas da academia esta quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Na categoria de treinador do ano está nomeado Paulo Fonseca, treinador da equipa de Counter Strike da AAUTAD, que alcançou o 2º lugar no Campeonato Nacional.
O balanço geral da época? Positivo, onde destaca também o trabalho da sua equipa coletivamente.
“Balanço positivo, onde fomos 100% vitoriosos nas fases regulares de ambos os splits. Um trabalho excelente de equipa, onde tivemos o crescimento individual dos jogadores.”
Segundo o mesmo, algumas dificuldades foram encontradas pelo caminho mas foram resolvidas com conversas entre o treinador e a equipa.
“Tivemos alguns dias que estivemos todos em baixo, os treinos não estavam a correr bem e a mentalidade da equipa em geral estava em baixo […] sabemos que todos cometemos erros: somos humanos.”
Pensando na forma como motiva a equipa, Paulo Fonseca destaca que fala com os jogadores quando pode de modo a poder dar-lhes a confiança necessária para os jogos.
“Durante os jogos só posso falar com eles durante as pausas por isso tento ser o mais motivador possível. Sei que temos jogadores capazes e que um reset mental às vezes é preciso para eles melhorarem.”
Quando perguntado pelos apoios da academia à equipa, referiu que tem recebido apoio da AAUTAD e que gostaria que também a própria UTAD olhasse de forma diferente para os e-sports.
“[…] Uma sala com 5 computadores e 5 monitores relativamente bons, não são caros e podia muito bem enquadrar no budget que temos.”
Quanto à expectativa da próxima época, a mesma mantém-se alta, com dois novos reforços e com intenções ainda maiores.
“Com a nova época a começar o nosso objetivo é o mesmo: manter-nos invictos na fase regular e chegar aos play-offs e ganhar. […] estamos com as intenções a 100% de voltarmos ao Nacional e desta vez ganhar e trazer a taça para casa.”
Texto: Bruno Gomes