Após 2 mandatos, Fernando Gonçalves deixa a liderança da AAUTAD 

Após 2 mandatos, Fernando Gonçalves deixa a liderança da AAUTAD 

Após 5 anos ligado à Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Fernando Gonçalves não vai concorrer novamente ao cargo de presidente nas eleições para a nova direção.

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) irá a votos, no próximo dia 16 de dezembro, para eleger a nova direção e, desta vez, Fernando Gonçalves fica de fora para a corrida ao cargo de presidente.

Natural de Guimarães e atualmente a terminar o mestrado em Engenharia Agronómica na UTAD, Fernando Gonçalves não é um nome novo para a Academia e apresenta um vasto currículo ao nível associativo na universidade.

Entre os anos de 2020 e 2024 foi representante dos alunos no Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias e presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Agronómica durante o mandato de 2022/2023. Iniciou o seu percurso na AAUTAD em 2021 e desempenhou funções, nomeadamente, de colaborador no Departamento Recreativo e Cultural e, posteriormente, de administrador. Integra, desde 2023, o Conselho Académico da Universidade como representante dos alunos e foi em 2024 que assumiu a presidência da Associação Académica da UTAD, cargo que ocupou durante 2 mandatos.

A sua candidatura assentou em três princípios essenciais, os quais considera ter cumprido durante os seus mandados, designadamente o de “unificar todo o círculo universitário”, “dar voz aos estudantes e aos problemas que enfrentam diariamente ao nível local e nacional” e de “afirmar a AAUTAD a nível nacional aumentando a sua influência nos diversos órgãos”.

Após 5 anos ligado à estrutura associativista e 2 anos a exercer a função de presidente, Fernando Gonçalves considera que este é o momento adequado de ceder o seu lugar a novas pessoas e a novas perspetivas. Neste sentido, acredita que é possível garantir que o dinamismo e a motivação para levar em frente um projeto crucial na vida dos estudantes, permaneçam como valor principal da Associação Académica.

Até ao momento, existe apenas uma lista candidata aos órgãos sociais da AAUTAD. O aluno, desta vez na condição de mandatário da lista candidata, destaca “o carácter consensual e amplamente apoiado com que as suas direções exerceram funções nos últimos dois anos, não suscitando entre os estudantes a apresentação de projetos alternativos de natureza fraturante”.

Após um percurso de 5 anos, Fernando Gonçalves despede-se da AAUTAD e reconhece que o seu legado só foi possível ser construído com o apoio e a colaboração de todos “construir juntos, uma UTAD mais dinâmica, inclusiva e marcante no percurso académico dos estudantes que por aqui passaram.”

Nos próximos dias, o estudante, enquanto mandatário da lista candidata, irá divulgar mais informações sobre o novo candidato, a equipa que o acompanhará e o respetivo manifesto eleitoral, encerrando assim o ciclo que marcou os últimos anos da vida associativa da AAUTAD.

Diana Silva

Imagem: AAUTAD

Após 2 mandatos, Fernando Gonçalves deixa a liderança da AAUTAD