O que acontece em Vegas, será que fica em Vegas?

O que acontece em Vegas, será que fica em Vegas?

O Grande Prémio de Las Vegas tornou-se, em pouco tempo, um dos eventos mais emblemáticos do calendário da Fórmula 1. Transformou a madrugada de muitos portugueses numa arena de luz, velocidade e caos. Las Vegas não dorme, sobretudo quando há corrida de Fórmula 1.

A qualificação já tinha sido um espetáculo à parte, com Lando Norris a fazer a volta mais rápida e consequentemente a conquistar a pole-position. No entanto, o brilho dessa volta desvaneceu-se logo no início do Grande Prémio, pois o arranque foi um caos: toques, confusão, asas partidas e cada piloto a tentar levar a melhor a todo o custo. Norris perdeu dois lugares, num piscar de olhos, logo no arranque, fazendo com que houvesse um novo líder na corrida, o tetracampeão Max Verstappen.

Logo na primeira volta, Lance Stroll viu a sua corrida terminar após um toque com Lawson, que provocou danos na asa dianteira. O primeiro Virtual Safety Car surgiu logo na segunda volta, devido aos vários detritos existentes na pista. Pouco depois, Piastri e Lawson foram investigados devido a um toque na quarta volta, sem no entanto sofrerem consequências. Bortoleto, o rookie brasileiro, abandonou cedo devido a colisão com Stroll e esse incidente ficou para análise após a corrida. Como resultado dessa análise saiu a seguinte penalização: o piloto brasileiro perderá 5 posições já na corrida do próximo fim-de-semana, no Qatar.

Os incidentes continuaram: Antonelli foi penalizado, em cinco segundos, por falsa partida, enquanto Albon, que também teve problemas no arranque inicial, não sofreu nenhuma consequência. A corrida voltou a abrandar na volta 16 devido a detritos na pista, e pelo caminho Albon ainda se envolveu num toque com Lewis Hamilton, recebendo uma penalização antes de abandonar na volta 37, prolongando o jejum de pontos desde o GP de Itália.

No pelotão da frente, Verstappen dominava com tranquilidade, enquanto que atrás dele existiam batalhas acesas, sobretudo pelo quarto lugar entre Leclerc, Piastri e Antonelli. Antonelli levou a melhor em pista, no entanto perdeu um lugar devido à penalização de 5 segundos que tinha que cumprir, fazendo com que o Piastri ficasse à sua frente.

Verstappen venceu com mais de vinte segundos de vantagem, fez a volta mais rápida e foi eleito Piloto do Dia.

Porém o verdadeiro Plotwist veio nas cenas pós-créditos: Norris e Piastri foram desclassificados por irregularidades técnicas, retirando à Mclaren todos os pontos conquistados e alterando as contas do campeonato; Verstappen fica em igualdade pontual com Piastri (366) e ficam, ambos, a 24 pontos do favorito para o título Norris (390). Esta reviravolta vai aumentar a emoção para os dois GP finais, no Qatar e em Abu Dabi, respetivamente.

Assim termina uma madrugada típica de Las Vegas: caótica, brilhante e imprevisível.

Texto: Francisca Silva

Imagens: @F1