Juventus e Sporting enfrentaram-se nesta noite em Turim em duelo da quarta jornada da Fase de Liga da UEFA Champions League, que acabou com um empate que deixou os leões com 7 pontos e a Juve com 3.
Para este grande jogo, e depois de conquistar 6 pontos até ao momento nesta Champions, o onze do Sporting conteve: Rui Silva, Maxi, Inácio, Diomande, Vagiannidis; Hjulmand, João Simões, Pote, Trincão, Quenda e Ioannidis.
Já no onze da Juventus, o seu novo treinador Spalletti colocou em campo Di Gregorio, Koopmeiners, Gatti, Kalulu; Locatelli, Thuram, McKennie, Cambiaso; Francisco Conceição, Yildiz e Vlahovic.
O Sporting começou bem o jogo, com controlo e superioridade, e marcou por intermédio de Maxi Araújo aos 12 minutos.
Logo de seguida, Trincão também atirou uma bola à trave, mas depois a Juventus foi superior, criou mais ocasiões de perigo e acabou a primeira parte claramente por cima no jogo.
Rui Silva salvou o Sporting com uma defesa incrível a cabeceamento de Vlahovic e, mais tarde, fez outra também de qualidade, novamente a remate do avançado sérvio, numa primeira parte em que estes foram claramente os dois jogadores em foco.
A Juve foi mais forte fisicamente e, depois dos primeiros 20 minutos, foi melhorando cada vez mais e acabou bem o primeiro tempo.
A segunda parte começou com a mesma toada da primeira, com perdas de bola do Sporting e com a Juve a ter alguns remates, mas a não criar muito perigo.
Os bianconeri continuaram melhores, com incapacidade do Sporting para sair a jogar e para criar situações de um contra um. Por volta dos 67 minutos, saiu Quenda e entrou Catamo; saiu Vagiannidis e entrou Eduardo Quaresma. Mais tarde, entrou Suárez e saiu Ioannidis no Sporting; na Juve, entraram Zhegrova e Kostić e saíram Francisco Conceição e Thuram.
Na segunda parte, a Juve demonstrou a força do seu plantel e dificultou muito o jogo do Sporting. Mesmo com as boas mexidas e apesar das entradas de Morita e Alisson Santos, o jogo podia ter um erro que desse um golo a qualquer uma das equipas, mas o empate seria um resultado interessante para o Sporting e tudo esteve em aberto até ao fim.
Aos 86’, Spalletti colocou David e tirou Yildiz, arriscando para ganhar o jogo e poder conseguir a sua primeira vitória nesta edição da competição.
A Juve tentou chegar ao golo no fim do jogo, mas sem grande critério, e o Sporting perdeu muitas bolas neste final e esteve até ao último segundo a tentar ao máximo manter o resultado, que foi mantido, acima de tudo, por uma grande defesa de Rui Silva a cabeceamento de David aos 90+2.
Os leões não souberam ter a capacidade e maturidade de guardar a bola e perderam muitas posses, dando oportunidade à equipa italiana de carregar à procura do golo, mas os leões aguentaram o empate até ao final.
Um ponto do Sporting que foi interessante depois de um bom início, mas numa partida em que a Juve foi superior, num jogo de intensidade elevada.
No final, vimos um Sporting muito errático, que podia ter sofrido, mas aguentou depois de um jogo em que lutou muito e soube sofrer, em que Hjulmand e Simões dominaram, fizeram uma grande partida e em que Rui Silva foi o grande responsável por este empate tão interessante, que ajuda os leões a chegarem aos 7 pontos na Liga Milionária.
Já a Juventus, mesmo com um jogo em que foi superior, continua a desejar, para o excelente plantel que tem, continua sem vencer e soma apenas o seu terceiro ponto nesta competição.
Os leões estão com uma boa pontuação e têm tudo para poderem chegar aos playoffs, tal como fizeram na época passada.
Têm feito uma boa prova até ao momento e têm de continuar nesta toada nos próximos jogos para se poderem qualificar para a fase seguinte.
Texto: Daniel Correia
Imagem: @sportincp