A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), em colaboração com o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD (CETRAD), iniciou um novo estudo que visa analisar o impacto financeiro da Caloirada aos Montes 2025 no concelho de Vila Real.
A investigação, conduzida pelos investigadores Carla Marques, Rui Silva, Anderson Galvão e Carmem Leal, tem como objetivo compreender a real dimensão económica do evento, avaliando os gastos e/ou receitas dos estudantes, núcleos académicos, empresas locais e da própria Associação Académica.
O estudo será desenvolvido em várias fases, começando pela recolha de dados junto dos estudantes da academia transmontana. Para tal, foi disponibilizado um formulário online destinado a apurar as despesas individuais e familiares associadas à Semana Académica, incluindo os gastos adicionais diretamente motivados pelo evento.
De acordo com a AAUTAD, este projeto permitirá obter uma visão integrada e rigorosa sobre o impacto económico e social da Caloirada aos Montes na cidade de Vila Real, contribuindo para uma melhor perceção do seu valor económico e social.
O inquérito estará disponível de 21 a 31 de outubro. A primeira versão do relatório, com resultados preliminares, deverá ser apresentada até ao final do ano civil.
Afonso Lordelo