A seleção Nacional A Feminina, venceu, no passado domingo (19), a Islândia, na segunda jornada do Women´s EHF Euro 2026 Qualifiers, que se realizou no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Portugal vinha de uma derrota frente ao Montenegro por 29-22.
As lusitanas garantiram os primeiros pontos no grupo 4, subindo ao terceiro lugar, num grupo onde Montenegro ocupa a primeira posição com 4 pontos, Ilhas Faroé o segundo lugar e a Islândia o último, ainda sem qualquer ponto.
Num jogo onde a Islândia partia como favorita, com vantagem no histórico de confrontos diretos (5 vitórias em 7 jogos), Portugal soube aproveitar o fator casa e garantir o triunfo.
Ambas as seleções entraram em campo equipadas de rosa, unidas pela mesma causa, o Outubro Rosa, mês de consciencialização e prevenção do Cancro da Mama.
Além desta iniciativa, também ocorreu uma homenagem à antiga capitã da Seleção Nacional, Bebiana Sabino, em que estiveram presentes Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Nuno Matos, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos e Rosa Mota, antiga atleta olímpica e referência do desporto português. Bebiana Sabino despede-se do andebol com 150 internacionalizações, sendo a segunda portuguesa mais internacional de sempre.
7 inicial: Jéssica Ferreira, Carolina Monteiro, CarmenFigueiredo, Mihaela Minciuna, Luciana Rebelo, Anaïs Gouveia e Rita Campos
O conjunto português iniciou o jogo com o golo de Rita Campos, seguido de uma defesa da guarda-redes Jéssica Ferreira, que permitiu alcançarem os dois golos de vantagem.
A primeira parte do encontro ficou marcada por inúmerasfalhas técnicas e remates desenquadrados. José António Silva optou pelo 5-1 como sistema defensivo, que culminou em diversas recuperações de posse de bola. Após a exclusão de dois minutos da lateral esquerdaCarmen Figueiredo, o selecionador nacional abdicou da guarda-redes para restabelecer a igualdade numérica no ataque, num momento importante do jogo, em que o placard se fixava em 4-4, conseguindo passar para a frente do marcador.
Após uma falta sobre Anaïs Gouveia, Dana Gudmundsdóttir foi castigada com a sanção de dois minutos, e permitiu que as lusitanas chegassem à vantagem de dois golos, através de um 7metros convertido por Constança Sequeira.
A seleção islandesa perdeu a bola no ataque e permitiu que Portugal atingisse a vantagem de 4 golos depois de um golo de Carmen Figueiredo, sendo esta a maior margem de todo o encontro. Aos 19 minutos, Arnar Pétursson levou o cartão verde à mesa e conseguiu que a sua seleção reduzisse a desvantagem ao marcar dois golos consecutivos, fazendo com que José António Silva também pedisse um time-out.
As ações defensivas das guarda-redes mantiveram a disputa do resultado, sendo estas as protagonistas do primeiro tempo juntamente com Carmen Figueiredo.
As equipas recolheram aos balneários separadas pela margem mínima e o resultado ao intervalo era 14-13.
Já na segunda parte, Patrícia Rodrigues marca o 7metros que faz Portugal voltar aos dois golos de vantagem. A seleção da Islândia não conseguiu aproveitar a expulsão de 2minutos de Carmen Figueiredo, e o resultado manteve-se.Jéssica Ferreira continuava a brilhar entre os postes, mas não impediu que a seleção islandesa igualasse o resultadoaos 42 minutos. Elín Þorkelsdóttir estava a ser a mais influente da equipa nórdica, o que fez com que Patrícia Lima a marcasse individualmente. Patrícia Rodrigues devolveu os dois golos de vantagem, depois de um golo da marca de castigo máximo (22-20).
Aos 51 minutos, ambas as equipas estavam abaixo dos 40% de eficácia no ataque, o que fez com que o selecionador da Islândia pedisse o terceiro time-out do encontro.
Quando Portugal parecia confortável no jogo, a vencer por 24-21, Carmen Figueiredo é expulsa do jogo após três exclusões de 2minutos, sendo-lhe mostrado o cartão vermelho.
A Seleção Nacional A Feminina conseguiu mesmomanter-se por cima até ao final do encontro e, já após o apito final, Jéssica Ferreira defendeu o livre que permitiuconsagrar a vitória portuguesa por 26-25.
O selecionador nacional, José António Silva, fez o balanço do encontro realçando a sua dificuldade e a evolução da sua equipa:
“Foi um jogo muito difícil, muito sofrido, com uma vitória que acho inteiramente merecida, que eventualmente poderíamos ter resolvido com maior tranquilidade, mas as circunstâncias do jogo obrigaram a que fosse uma luta até ao final. O que importa reter neste momento é que a equipa continua a evoluir. Temos a noção que ainda não fazemos tudo bem feito, mas já fazemos muitas coisas bem que nos permitem disputar jogos desta natureza. São dois pontos importantes não só para o apuramento, mas também para uma eventual subida no ranking que será decisiva para o futuro desta equipa e desta geração de jogadoras. Antecipávamos muitas dificuldades na nossa defesa que se confirmaram particularmente no confronto direto com a central adversária que constituiu um autêntico quebra-cabeças. Entendo que se tivéssemos gerido melhor algumas vantagens de que dispusemos podíamos ter alcançado uma vitória mais tranquila. No entanto, há que compreender que este processo faz parte do crescimento da equipa e atendendo à sua juventude, acreditamos que este lote de jogadoras pode vir a dar muitas alegrias ao nosso andebol. Em resumo vitória importantíssima perante uma equipa do pote 2, facto que se não for a primeira vez que acontece, não é muito frequente e que nos abre boas perspetivas.”
Resultado Final: 26-25
MVP: Joana Resende
Top Scorer: Carmen Figueiredo e Joana Resende (6 golos)
Women’s EHF Euro 2026 Qualifiers
Grupo 4
15.10.2025 – 17h00 – Montenegro x Portugal, 29-22 (17-11)
19.10.2025 – 17h00 – Portugal x Islândia, 26-25 (14-13)
04/05.03.2026 – Ilhas Faroé x Portugal, RTP2
08.03.2026 – 17h00 – Portugal x Ilhas Faroé, RTP2
09.04.2026 – 19h00 – Portugal x Montenegro, RTP2
12.04.2026 – 17h00 – Islândia x Portugal, RTP2
VOZ DE BANCADA
Texto : Andreia Silva