O dia eleitoral em Vila Real decorreu com normalidade, embora tenha sido marcado por alguns incidentes.
Foram detetadas irregularidades logo pela manhã, em algumas mesas os boletins para a Assembleia de Freguesia, estavam trocados com os de outra freguesia. O erro foi corrigido após o protesto, e os votos já na urna aguardam decisão da CNE.
Em Sabrosa, na freguesia de Paços, registou-se um momento de tensão entre representantes do PS e do PSD, que levou à intervenção da GNR. Segundo a autoridade, tratou-se apenas de uma troca de palavras, sem agressões.
Os resultados das autárquicas de 2025 trouxeram surpresas em várias freguesias de Vila Real. Na Freguesia de Vila Marim, PSD e PS empataram com 542 votos cada. O PSD venceu em Parada de Cunhos, com Tiago Teixeira a superar a atual presidente socialista por apenas 15 votos. Em Constantim e Vale de Nogueiras, o Movimento Independente de João Faceira vence, e em Guiães o Movimento Independente Unidos por Guiães, liderado por Sérgio Pires, sai também vencedor.
O PS reelege presidentes de Junta em várias freguesias, incluindo Abaças, Mondrões, Torgueda, Mateus, em Borbela, Vila Real, Andrães e a União de Freguesias de Vilarinho da Samardã e Adoufe, mantém a tendência socialista mas os candidatos mudam. Movimentos independentes em Lordelo e São Tomé do Castelo e Justes, apoiados pelo PS, também foram eleitos.
Alexandre Favaios (PS) é o grande vencedor da noite, é eleito Presidente da Câmara de Vila Real, com 17.711 votos (55,10%), elegendo 4 vereadores. O PSD, representado por Alina Sousa Vaz elege 2 vereadores, contando com 7.582 votos (23,59%). Alberto Moura, representante do CHEGA, é eleito vereador, sendo esta a primeira vez do partido na vereação do município de Vila Real, com 4.078 votos (12,69%).
Restantes candidatos á Câmara de Vila Real:
CDS-PP – 828 votos (2,58%)
CDU/PCP-PEV – 365 votos (1,14%)
LIVRE – 359 votos (1,12%)
Bloco de Esquerda – 243 votos (0,76%)
Votos em Branco – 546 votos (1,75%)
Votos Nulos – 415 votos (1,29%)
Beatriz Peixoto