Foi iniciado um processo de auscultação junto da comunidade académica, pela Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a finalidade de identificar quais as principais prioridades e também preocupações por parte dos estudantes, no âmbito das próximas eleições autárquicas em Vila Real.
As eleições autárquicas de 2025 decorrerão no dia 12 de outubro. Chegando ao fim o mandato do atual recandidato Alexandre Favaios, que assumiu a presidência após Rui Santos ser eleito deputado na Assembleia da República. Vila Real uma cidade com uma vida académica e comunidade estudantil muito ativa, e com tendência a aumentar, necessita cada vez de ouvir os seus estudantes para proporcionar cada vez melhores condições e cativar ainda mais novos estudantes, provando-se assim essencial o inquérito organizado pela Associação Académica.
Esta iniciativa teve como objetivo reunir contributos que serão incluídos num documento estratégico, para ser apresentado às candidaturas à Câmara Municipal.
O inquérito é totalmente anónimo e as informações serão usadas apenas para fins estatísticos. Esteve disponível até dia 14 de setembro.
As conclusões preliminares da auscultação já permitem identificar desafios centrais para os estudantes da UTAD,
nomeadamente nas áreas da habitação, mobilidade, saúde, empregabilidade e participação estudantil.
Entre os pontos mais relevantes destacam-se:
– Apenas 18% dos estudantes admitem permanecer em Vila Real após os estudos, apontando as oportunidades de trabalho e o nível salarial como fatores determinantes;
– Apenas 52% dos inquiridos afirmam receber recibo de alojamento, sendo a habitação uma preocupação séria pela relação qualidade-preço;
– 94% dos estudantes consideram a saúde uma prioridade, com a saúde mental como a área mais negligenciada;
– Em contrapartida, 82% consideram Vila Real uma cidade segura para viver e estudar.
A versão final do estudo será apresentada a 30 de setembro e posteriormente partilhada e debatida com as candidaturas à Câmara Municipal, em antecipação às eleições de 12 de outubro.
Afonso Calvário