Realizou-se nesta quinta- feira, às 19:30, a qualificação para entrar na Liga dos Campeões, neste caso pondo em confronto o Sporting, que pretende alcançar a sua primeira participação na fase de grupos da competição, e a Roma, favorita no jogo, que nos últimos anos foi presença frequente na fase principal da mesma.
Do lado romano, destaque para Giugliano, capitã e craque da equipa que atuou em alto nível pela seleção italiana no último europeu. De destacar também Valentina Bergamaschi, lateral vinda da Juventus que é a atual campeã italiana.
Já do lado português, o Sporting vem numa época de reestruturação da equipa, com a saída de figuras importantes dos últimos anos, como Ana Borges, Diana Silva e Hannah Seabert, mas com a vinda de uma grande promessa: Daniela Arques, espanhola vinda do Levante, que foi uma média com bastante destaque no último europeu sub-19 pela campeã Espanha.
O jogo começou como esperado. A Roma, a fazer valer o fator de jogar em casa teve mais posse de bola e conseguiu criar logo pequenas oportunidades, como os remates de Babajide (2´) e Rieke (8´), ambos a rasarem os postes da baliza verde e branca.
Aos 21 minutos, o Sporting conseguiu equilibrar um pouco o jogo, com um grande remate de Arques para a defesa de Lukasova, guarda-redes da equipa caseira. O equilíbrio durou pouco com Lucia Di Guglielmo, defesa italiana, a marcar depois de uma sobra devido a uma infelicidade de Ana Capeta que não conseguiu desviar a bola da própria área num canto, sendo assim o marcador aberto aos 23 minutos.
Depois do golo, a Roma continuou a dominar alguns momentos do jogo, com uma grande oportunidade por parte de Giugliano que rematou por cima da baliza, depois de uma grande jogada da sua equipa (27´). Até ao intervalo não se observou mais nenhum grande perigo de ambos os lados.
A segunda parte dividiu-se em duas situações diferentes. Até aos 70 minutos não aconteceu praticamente nenhuma ação perigosa, a posse de bola foi bastante dividida, e também não se observou nenhum domínio de nenhuma das equipas. Até que o treinador do Sporting, Micael Sequeira, decidiu fazer mudanças. Trouxe para jogo Carolina Santiago e Bonsegundo, reforços de verão do Sporting, que mudaram totalmente o jogo.
A partir dos 70, só o Sporting jogou. Não só dominou todas as ações como também criou grandes jogadas, destacando-se o remate de Dani Arques a rasar o poste (81´).
Foi nos descontos que o inesperado (ou talvez não, vendo como estava a decorrer este final de jogo) aconteceu. Beatriz Fonseca fez uma grande jogada na extremidade do campo e fez um grande cruzamento para o meio da área romana, onde apareceu Carolina Santiago a finalizar, fazendo o empate (91´). A felicidade do Sporting viria a ser dobrada, com Carolina Santiago e assistir Telma Encarnação, que fez um grande golo para a reviravolta leonina (97´).
Com este resultado, o Sporting garante um grande resultado, tendo agora o fator casa na segunda mão a seu favor.

Esta jovem veio do banco e mudou totalmente o jogo. Depois de se destacar emprestada pelo Sporting na época anterior ao Valadares Gaia, estreou-se na Liga dos Campeões com um golo e uma assistência para a reviravolta, para além de criar as duas principais oportunidades do Sporting no final do jogo.
Texto: Bruno Gomes
Imagens: @FutFemSCP