Arménia 0-5 Portugal- Seleção portuguesa começa qualificação de forma demolidora

Arménia 0-5 Portugal- Seleção portuguesa começa qualificação de forma demolidora


Realizou-se neste sábado, às 17 horas, o primeiro jogo da seleção nacional a contar para a qualificação europeia para o Mundial 2026.
Do lado arménio, Eghishe Melikyan adotou uma formação mais defensiva, com um 4-4-2 bastante compacto, com destaque para Lucas Zelarayan, que era provavelmente a única esperança técnica da equipa.
Já do lado português, Roberto Martinez foi a jogo com um 11 inicial já bastante reconhecido, da última conquista da Liga das Nações. Observou-se, no entanto, uma grande novidade. João Félix, que se transferiu recentemente para o Al-Nassr da Arábia Saudita, teve lugar na equipa titular em vez de Francisco Conceição.
Antes de começar o jogo, que se destacou também pelas homenagens feitas a Diogo Jota e Jorge Costa neste que foi o primeiro jogo da seleção realizado após o falecimento de ambos, foi realizado um minuto de silêncio.
A primeira parte destacou-se por um amplo domínio daqueles que eram os favoritos para o jogo: a seleção portuguesa. Logo aos 10 minutos, João Félix cabeceia e abre o marcador, depois de uma grande combinação no lado direito do campo, culminando num cruzamento milimétrico de João Cancelo.
Pouco tempo depois a mesma fórmula seria repetida, mas desta vez com um protagonista diferente. Pedro Neto, depois de mais uma bela combinação de passes, cruza para a área, e agora quem apareceu para marcar foi Cristiano Ronaldo, que continua a sua veia goleadora chegando ao quarto jogo seguido a balançar as redes pela seleção nacional (21´).
Aos 32 minutos Ronaldo viria a ter mais uma oportunidade, mas parou na defesa de Avagyan. No entanto, a sorte teve cor portuguesa e no seguimento da jogada, João Cancelo, que já havia assistido anteriormente, fez o seu golo, deixando o jogo decidido antes de chegar sequer ao intervalo.
A segunda parte foi do mesmo teor da primeira, um completo domínio das quinas. Logo aos 46 minutos, Ronaldo volta a marcar, desta vez com um golaço incrível de fora da área, mais uma vez dando sequência à boa forma. Pouquinho depois, aos 50, foi a vez de Bruno Fernandes ter a sua oportunidade, mas neste caso não conseguindo concretizar, tendo rematado à zona interior do poste.
A felicidade portuguesa teria seguimento aos 62 minutos com João Félix a marcar mais um golo, agora com uma assistência de Gonçalo Ramos que cruzou para um desvio de um central arménio. Após esse golo, a seleção entrou em gestão de resultado, mantendo a posse e criando algumas pequenas oportunidades mas sem criar grande perigo.
Terminou assim o primeiro jogo de Portugal nesta qualificação, que demonstrou em campo o seu amplo favoritismo em relação ao adversário, não dando nenhuma hipótese de surpresa e conseguindo gerir os índices físicos dos jogadores.


                       Homem do jogo

                         João Cancelo
Num jogo onde poderia ser mais difícil receber um grande destaque visto que Portugal quase não precisou de defender, o lateral do Al-Hilal protagonizou praticamente grande parte dos lances de ataque da seleção quer seja com o seu golo e assistência como também pela quantidade de oportunidades que criou para os companheiros.

Texto: Bruno Gomes

Imagem: @cabinedesportiva