Kobel salva e rouba pontos na casa dos bávaros

Kobel salva e rouba pontos na casa dos bávaros

Realizou-se neste sábado, às 17:30, o Der Klassiker, a contar para a jornada 29 da Bundesliga. Ambos vindos de derrotas para a Champions, de um lado, o Bayernqueria continuar a sua corrida contra o Leverkusenpara garantir o título, e do outro, o Dortmund queriapermanecer na luta por uma vaga nas competições europeias na próxima época. 

Vincent Kompany, treinador bávaro, entrou em campo com praticamente o mesmo 11 inicial que foi usado frente à Inter, nas quartas-de-final da Champions, na passada terça-feira. A única troca observada foi a entrada de Müller para o lugar de Raphael Guerreiro, lateral português que tem sido usado mais adiantado no terreno.  

Já do lado da equipa forasteira, Niko Kovac veio com um 11 bastante diferente do embate frente ao Barcelona na última quarta, também para a Champions. Destacam-se as entradas de Maximilian Beier, Pascal Grob e Niklas Süle, tal como as saídas de Felix Nmecha e Karim Adeyemi, ocorrendo numa mudança de sistema de jogo.

A equipa bávara inicialmente começou com alguma posse, mas sem criar perigo, tendo a primeira oportunidade do jogo sido até protagonizada por Julian Brandt, que rematou à malha lateral da baliza de Jonas Urbig, guarda-redes do Bayern.

Esta primeira parte teve um grande protagonista: GregorKobel. O guarda-redes suíço tapou completamente a baliza do Dortmund, que esteve sempre a sofrer ameaços, destacando-se defesas complicadas aos remates de Sanéaos (19´) e as bombas de Olise (40´) e Kane (47´),respetivamente. 

Os primeiros 45 minutos foram então praticamente todos da equipa da casa, conseguindo a equipa forasteira apenas sair em alguns contra-ataques, sem ameaçar muito.

A segunda parte foi muito mais equilibrada. O Dortmund começou logo bem, visto que aos 48 minutos, Beier abre o marcador, depois de um grande cruzamento de Ryerson. Depois disso, o Bayern voltou a dominar as ações do jogocriando algumas oportunidades, destacando-se o lance caricato em que Anton, que cortou um cruzamento de Raphael Guerreiro, lançou a bola à barra da própria baliza, quase fazendo um auto-golo.

Mas os bávaros acabaram por conseguir empatar o jogo, com um golo de Guerreiro (65´), depois de uma grande jogada de Gnabry. O próprio, 4 minutos depois ia dar a reviravolta para a equipa da casa, concretizando finalmente o volume ofensivo da sua equipa. 

Entretanto, o Dortmund conseguiu um canto e voltou a empatar o marcador com Anton (75´), depois de uma grande defesa de Urbig ao remate de Guirassy. Kobelvoltaria a demonstrar a sua qualidade, fazendo uma dupla defesa, de forma repentina, aos remates de Guerreiro e Harry Kane.

Com este resultado, o Bayern manteve a diferença pontual para o Leverkusen do início da jornada e o Dortmund aproxima-se dos lugares europeus.

Homem do Jogo – Gregor Kobel

O guarda-redes suíço da equipa do Dortmund, foi a principal razão para o Bayern não ter marcado muitos mais golos, fazendo grandes defesas, várias de alto calibre, mantendo sempre a sua equipa dentro do jogo

Texto: Bruno Gomes

Imagens: Bayern