Verstappen conquista a Pole Position no Japão

Verstappen conquista a Pole Position no Japão

Depois de duas semanas sem carros na pista, a Fórmula 1 voltou este fim de semana para a terceira etapa do campeonato em Suzuka, no Japão.
O circuito de Suzuka é conhecido por ser um dos mais longos do calendário, e ao mesmo tempo, um dos mais rápidos com poucas zonas de baixa velocidade.
Na primeira parte da qualificação, praticamente toda a grelha saiu de pneus macios menos Lewis Hamilton que decidiu ir de pneus médios para as primeiras voltas e não se mostrou a melhor decisão. Nas segundas tentativas, já com todos os carros de pneus macios, Lando Norris fez a volta mais rápida do Q1. Destaque para Yuki Tsunoda, que na sua estreia pela equipa principal da Red Bull conseguiu ficar muito perto de Max Verstappen, por sua vez, Liam Lawson que foi trocado pelo piloto japonês também avançou para o Q2. Foram eliminados no Q1, a Aston Martin de Stroll, a Alpine de Jack Doohan, a Haas de Ocon e os dois carros da Sauber.
Já na segunda parte da qualificação, a pista já estava melhor e os pilotos foram o mais rápido possível para a pista. Quando faltavam cerca de 8 minutos para acabar o Q2, saiu a primeira bandeira vermelha da sessão de qualificação devido a fogo na relva muito perto da pista, esta situação já tinha acontecido por algumas vezes nas sessões de treinos livres. Voltando à pista, os pilotos saíram logo das suas garagens para tentar fazer tempos que lhes dessem acesso à última parte da qualificação, a volta mais rápida ficou com Lando Norris. Como destaques do Q2, tivemos a Haas de Oliver Bearman a avançar para o Q3, tal como, a RB de Isack Hadjar, já o piloto da casa, Yuki Tsunoda, não conseguiu fazer um tempo para avançar e ficou eliminado no Q2, foram também eliminados, a RB de Liam Lawson, a Aston Martin de Fernando Alonso, a Williams de Carlos Sainz e a Alpine de Pierre Gasly.
Por fim, tivemos o Q3, que definia o piloto que arrancaria da Pole position e a ordem da grelha dos 10 pilotos mais rápidos da qualificação. Os pilotos saíram, mais uma vez, o mais rápido possível para pista, já que, esta última parte da qualificação tinha menos tempo do que as outras sessões e, consequentemente, menos tempo para os pilotos fazerem as suas voltas, Max Verstappen acabou por fazer a volta mais rápida do Q3 e conquistou a Pole Position à frente dos dois McLaren que arrancam em segundo e terceiro.
A corrida do Grande Prémio do Japão está marcada para este domingo às 6 horas da manhã no horário de Portugal continental.

Texto: Rodrigo Fraguito

Imagem: Fórmula 1