Adaptação contemporânea de Heiner Müller à trágica história de “Macbeth”, originalmente do século XVII, da autoria de Shakespeare, sobe ao Grande Auditório do Teatro de Vila Real, esta sexta-feira, dia 28 de março.
A encenação está ao cargo de Paulo Castro, autor, encenador, dramaturgo e realizador, detentor de um currículo artístico com prestígio tanto a nível nacional como internacional. “Macbeth” é uma coprodução entre a companhia de teatro DOIS, o Teatro Municipal São Luiz, a Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Municipal de Vila Real.
O texto de Müller, que é uma voz inconfundível na dramaturgia mundial, demonstra ser um verdadeiro instrumento de reflexão na Europa contemporânea, principalmente em períodos de guerra e de constantes desafios postos à democracia e aos direitos humanos. Esta visão contemporânea é mais “sangrenta e brutal” que a original, é “feroz, brilhante e profunda”.
À data da realização deste artigo a sala que vai receber esta peça está próxima de estar esgotada, mas ainda restam alguns bilhetes que podem ser adquiridos na ticketline ou na bilheteira do Teatro de Vila Real.
Pedro Esteves
José Pires