Na próxima terça-feira, dia 25 de março, às 21h30, a iniciativa Cinema Sem Pipocas exibe o filme “Ubu”, da autoria de Paulo Abreu, no Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real.
Em 1965 Jean-Christophe Averty adaptou ao cinema a peça de teatro “UBU REI”, de Alfred Jarry, realizado em 1896. Após décadas dedicadas às curtas-metragens e ao cinema documental, Paulo Abreu estreia-se nas longas-metragens de ficção com “Ubu”.
A tragicomédia decorre nos tempos medievais na Polónia e conta a história de um homem desejoso de poder. Ubu, instigado pela sua ambiciosa mulher, assassina o Rei Venceslau e fica como trono polaco. Exercendo o seu reinado de forma absurda e cruel, ele leva o país à miséria. O poder sobe-lhe à cabeça rapidamente e começa a matar, arruinando tudo à sua volta.
“Rei Ubu” é uma sátira política intemporal e ainda hoje se revela ser atual. Quase 130 anos depois, o texto satírico de Alfred Jarry continua a encontrar ecos na contemporaneidade. O filme a preto e branco e no formato 4:3, leva aos grandes ecrãs a bizarra e grotesca comédia protagonizada por Miguel Loureiro, Isabel Abreu, Vicente Girl, Dinarte Branco, Salvador Gil, Dinarte Freitas, entre outros.
O filme teve reconhecimento a nível internacional tendo ganho três prémios, incluindo o “Melhor Figurino” no festival Coimbra Caminhos do Cinema Português, “Melhor Figurino” e “Melhor Direção de Arte” no CinEuphoria Awards, contando ainda com outras nove indicações em festivais nacionais e internacionais.
O filme tem uma duração de 77 minutos e é destinado a maiores de 14 anos.
Beatriz Silva
© Jorge Quintela