A Candidata Sofia Pereira venceu a eleição à liderança da Juventude Socialista (JS), realizada no passado dia 15 de dezembro. Esta foi a primeira vez, em 18 anos, que houve uma disputa pela liderança.
Durante a comissão nacional do Partido Socialista na Nazaré, no dia 15 de dezembro de 2024, o eurodeputado Bruno Gonçalves e a presidente da federação do distrito de Viseu, Sofia Pereira, disputaram a liderança da Juventude Socialista.
Os 340 delegados, eleitos nos círculos eleitorais de cada distrito, foram ao congresso votar para este cargo, onde 198 optaram por Sofia Pereira, 138 por Bruno Gonçalves havendo ainda três votos em branco e um nulo.
O coordenador nacional dos estudantes socialistas comentou dizendo: “Considero importante a Juventude Socialista ter saído reforçada deste processo democrático com a eleição de uma mulher do interior norte do país. Apoiei a Sofia Pereira desde a primeira hora, porque vejo nela a empatia e ambição necessária para conseguir cativar mais jovens para as ideias da esquerda democrática”. Quanto ao congresso, afirma também que “decorreu de forma pacífica e muito participativa, com intervenções de várias faixas etárias”.
Bruno Gonçalves, nas redes sociais, deu os parabéns a Sofia Pereira pela vitória. Também demonstra que a sua candidatura não se resigna, e continua a planear a sua vida política.
Sofia integra os quadros da JS desde os seus 16 anos, tendo desempenhado cargos na Comissão Nacional do PS e na Secretaria Nacional da JS. É licenciada em Comércio e Relações Económicas Internacionais pela ISCAC (Coimbra Business School) e presta assessoria técnica ao registo internacional de navios.
António Teixeira