Uma vitória com um gosto a chocolate suíço 

Uma vitória com um gosto a chocolate suíço 

Nesta noite fria de dezembro, Vitória SC e St. Gallen defrontaram-se na Suíça, para a quinta ronda desta nova fase da Liga Conferência. Do lado da equipa minhota, o apuramento para o play-off já estava garantido, e, em caso de vitória, garantia praticamente o acesso direto aos oitavos de final. Já para os suíços, esta seria uma vitória crucial para fugir à fase de descida. 

A primeira parte foi marcada por um ritmo intenso e pela qualidade de jogo do Vitória, que desde cedo causou perigo à baliza de Ati Zigi. O VSC começou muito bem a partida, criando várias oportunidades de golo. Contudo, após duas falhas, originaram duas grandes oportunidades de golo para a equipa da casa, acompanhada de duas excelentes intervenções de Bruno Varela, tendo a equipa Vimaranense acusado os lances, e intranquilizando-se durante um bom período de tempo. Todavia, foi recuperando o domínio, e aos 33 minutos, numa grande jogada coletiva, o Vitória coloca-se na frente do marcador por João Mendes, deixando o ambiente do Kybunpark (casa do St. Gallen) ainda mais vibrante para a excelente moldura humana portuguesa. 

Até ao intervalo, o Vitória continuou a dominar o jogo, criando mais lances de perigo, tendo mesmo enviado uma bola à barra através de Gustavo Silva. 

Foi já na segunda parte, e num pós intervalo refletor, que o St. Gallen entrou com mais garra tentando mostrar que poderia fazer frente a este Vitória Europeu invencível. Apesar disso, foi a equipa portuguesa a dilatar a vantagem por Gustavo SIlva, em mais uma grande jogada por parte dos jogadores minhotos. A equipa suíça ainda reduziu aos 66 minutos, num lance com culpas para a defesa vitoriana, deixando em aberto o resultado. 

Como diz o ditado, “não há duas sem três”. Aos 84 minutos, vindo do banco, Kaio César arrancou num grande contra-ataque, tendo pelas costas Alberto Baio que acabou por marcar, aumentando o resultado em 3-1. 

Até ao final do jogo, Bica Jr, falha três grandes oportunidades de golo, apesar do mérito nas defesas do guardião local, sendo que no último lance, Samu carimba o resultado final, numa recarga, para um histórico 4-1. 

O Vitória acaba o jogo com 30 ataques e 12 oportunidades de golo, marcando 4 golos, e mantendo a invencibilidade europeia, sendo já a equipa Portuguesa que mais contribui-o até ao momento, com pontos para o ranking europeu. 

Terminou assim a quinta ronda desta fase de disputas da Liga Conferência, deixando o Vitória praticamente apurado para os oitavos de final, e isolado no 2º lugar, alargando assim a sua invencibilidade para 11 jogos. Tendo ainda mais um jogo em casa, onde terá a oportunidade de continuar a sua caminhada histórica, numa expectável grande partida contra a Fiorentina. Já o ST.Gallen acaba este jogo na fase de eliminação deixando ainda a possibilidade de passar a próxima fase um pouco mais difícil, , estando obrigado a ganhar ao Heidenheim e esperar uma conjugação de resultados dos seus opositores. 

Texto: Bárbara Sá

Imagem: Vitória Sport Clube (Instagram)