Terminou hoje o campeonato do mundo de Moto GP de 2024. O último grande prémio desta temporada estava inicialmente programado para ser em Valência, mas foi alterado para Barcelona, devido à tempestade que afetou a cidade espanhola durante o mês passado.
A prova ficou marcada pela decisão do título mundial de pilotos, entre o campeão em título Francesco Bagnaia, da Ducati e Jorge Martín, da Pramac, que tinha 19 pontos de vantagem sobre o piloto italiano.
Relativamente à corrida, Francesco Bagnaia ficou em 1º lugar com 40:24.740. Em segundo ficou Marc Márquez com mais 1,474 segundos. A fechar o pódio ficou Jorge Martín com mais 3,810 segundos. Este resultado não impediu o piloto espanhol de se sagrar campeão mundial, evitando o bicampeonato de Pecco Bagnaia. Martín fez história, ao ser o primeiro corredor campeão do mundo, cuja equipa é independente.
Miguel Oliveira voltou à pista, após lesão. O piloto português da Trackhouse ficou em 12º lugar, sendo a última corrida nesta equipa, visto que o Falcão vai mudar para a Pramac na próxima temporada.
Para além de mudanças, houve a despedida de Aleix Espargaró. O piloto espanhol da Aprilla despediu-se das pistas aos 35 anos, com um 5ºlugar.
No que diz respeito à classificação final do campeonato, Martín ficou na 1º posição com 508 pontos, Bagnaia ficou na 2º com 498 pontos. Em 3º ficou Marc Márquez (Gresini) com 392 pontos. Miguel Oliveira ficou em 15º com 75 pontos.
Texto: Ana Baptista
Imagens: Moto GP