A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai organizar, nos dias 29 e 30 de outubro, o “Congresso Internacional nos 500 anos de Camões: o lírico e o épico no seu tempo e na atualidade”, que terá lugar no Departamento de Letras, Artes e Comunicação, em Vila Real. A iniciativa reúne investigadores de renome, com o objetivo de celebrar o legado do poeta português através de perspetivas contemporâneas sobre a sua obra.
O evento contará com a presença de especialistas como José Carlos Seabra Pereira, uma referência nos estudos camonianos, que falará sobre “Horizontes de Plenitude em Camões – Os «Louros» e as «Palmas»”, de forma a destacar como os valores épicos e líricos de Camões ressoam na atualidade.
Mónica Bochicchio, especialista das inter-relações entre poesia e artes visuais, é também uma figura de destaque neste evento, com uma comunicação intitulada de “Intersemioses Camonianas no Século XXI: Diálogos Entre a Poesia e as Artes Plásticas”, onde explora a influência da poesia camoniana nas artes visuais modernas.
Composto por duas sessões plenárias e mais de dez comunicações vindas de universidades de Portugal e do estrangeiro, o congresso irá abordar temas centrais para a compreensão da obra e da figura de Camões, como “Camões nas Artes”, “Os Lusíadas” e a construção da “Marca Camões”.
Além das palestras, o programa inclui uma mesa redonda que conta com a presença de Teresa Albuquerque, Presidente-delegada da Fundação Casa de Mateus, onde se vai falar sobre a relevância de Trás-os-Montes na preservação e na divulgação do legado do poeta. Será, também, discutida uma tese sobre a possível ascendência flaviense de Camões.
A organização sublinha a importância do evento para destacar o papel de Camões na história e cultura portuguesa. “500 anos do nascimento do mestre mostram a importância que ele continua a ter na sociedade portuguesa e as diferentes participações sobre o autor são a prova viva de que é necessário reconhecer a importância desta figura na Academia e na História portuguesa”, afirma a Comissão Organizadora, enfatizando que a presença de reconhecidos académicos contribui para o fortalecimento da investigação literária e cultural no contexto universitário português.
O congresso está aberto ao público em geral, com um foco especial para docentes, estudantes e interessados na obra de Camões e na literatura portuguesa. A entrada é gratuita.
Beatriz Dias
Direitos Reservados