Decorreu, este fim de semana, na Cidade do México, o Grande Prémio do México de Fórmula 1, apenas uma semana depois do emocionante Grande Prémio dos Estados Unidos.
Com uma qualificação que se perspetivava equilibrada, tivemos várias surpresas, Sérgio Perez e Oscar Piastri não conseguiram passar da 1ª parte da qualificação, mais uma excelente qualificação da Haas e Carlos Sainz a conquistar a Pole Position, os dois candidatos ao titulo estavam logo atrás com Verstappen em segundo e Norris em terceiro.
A corrida começou, com os três pilotos da frente a arrancarem muito bem e com um safety car logo na primeira volta, um acidente entre Yuki Tsunoda e Alexander Albon com os dois pilotos a abandonarem a corrida.
Na volta 9, uma excelente ultrapassagem de Sainz sobre Verstappen a assumir a liderança do Grande Prémio.
Algumas voltas depois, Max Verstappen recebeu uma penalização de 20 segundos, por duas situações onde empurrou Lando Norris para fora da pista, mais uma luta muito interessante entre os dois candidatos ao titulo.
Com 16 voltas cumpridas, tivemos mais um abandono, Fernando Alonso no seu Grande Prémio número 400 a retirar o carro com problemas mecânicos.
Na volta 27, Verstappen entrou na box para fazer a sua troca de pneus e cumprir a sua penalização de 20 segundos, caindo assim para a 15ª posição e a ter que começar uma corrida de recuperação.
Volta 33, os pilotos da frente já tinham parado e a ordem era Sainz na liderança, Leclerc em segundo e Norris em terceiro, Max Verstappen já era o nono colocado.
Com 51 voltas, havia luta entre os dois Mercedes pelo quarto lugar e Norris conseguia aproximar-se ligeiramente de Charles Leclerc, com uma luta pelo pódio a poder acontecer nas voltas seguintes.
Na volta 62, Norris conseguia chegar à zona de DRS de Leclerc e uma volta depois, o piloto da Ferrari Leclerc perdeu, momentaneamente, o controlo do carro e era ultrapassado pelo piloto da McLaren Lando Norris que subia assim ao segundo lugar.
Lewis Hamilton, acabou mesmo por passar o seu companheiro de equipa George Russell na volta 67, com o piloto mais velho da Mercedes a subir ao quarto lugar.
Até ao fim da corrida, não mudaria mais nada, Carlos Sainz venceu o Grande Prémio do México, Lando Norris em segundo a ganhar mais alguns pontos a Verstappen na luta pelo título e Leclerc em terceiro com a volta mais rápida.
Com este resultado, a McLaren mantém a liderança no campeonato de construtores, a Ferrari ultrapassa a Red Bull e sobe ao segundo lugar.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: Fórmula 1