Realizou-se nesta terça-feira, 22 de outubro, um grande jogo de futebol na Áustria. Com este jogo o Sporting pretendia aproximar-se dos lugares cimeiros da tabela, enquanto que a equipa caseira tinha como objetivo alcançar os primeiros pontos na competição.
A equipa austríaca veio com um 11 inicial um pouco diferente do jogo anterior para a competição, na derrota frente ao Club Brugge. Destaca-se a troca do capitão Otar Kiteishvili por Tomi Horvat e o ponta-de-lança Madi Camara pelo avançado Seedy Jatta.
Já do lado português, Rúben Amorim fez várias trocas em relação ao empate na casa do PSV, na 2º jornada. Destacam-se a mudança de sistema para um 4-4-2, permitindo a entrada de Ricardo Esgaio, para o lugar de Diomandé, que se encontra lesionado, a entrada de Maximiliano Araújo para o lugar de Geovany Quenda, e ainda a entrada de Daniel Bragança em vez de Morita.
A 1º parte destacou-se pela forma como ambas as equipas criaram variadíssimas oportunidades, sendo ambos os guarda-redes destaque. Começou com um grande domínio do Sporting que teve algumas tentativas, sendo a principal aos 16 minutos com Gyökeres a mandar um grande remate, que parou numa grande defesa de Scherpen.
Mas o momento principal veio aos 23 minutos: depois de uma grande jogada de Geny Catamo, o mesmo cruza e, com um desvio de Gyökeres pelo meio, Nuno Santos encosta e abre o marcador.
Depois do golo da equipa portuguesa, o Sturm Graz começou a criar algumas jogadas de grande perigo, mas parando todas nas mãos de Franco Israel, destacando-se o grande remate de Boving, aos 30 minutos. No entanto, não conseguiram mudar nada até ao intervalo.
Na 2º parte, o Sporting entrou de uma forma estrondosa. Depois de um passe teleguiado de Debast, Gyökeres finta a defesa adversária inteira, para além do guarda-redes, e faz um golaço, aumentando a diferença no resultado.
Depois do golo, até aos 70 minutos o jogo foi bastante disputado, mas sem grandes oportunidades criadas. Nos 20 minutos finais o jogo começou a ficar partido, já com muitas substituições feitas (destaque para a volta de Pedro Gonçalves aos relvados).
A destacar, pode-se referir o grande remate de Trincão a tirar tinta ao poste, aos 80 minutos, a grande defesa de Franco Israel ao pontapé de Gazibegovic e o remate falhado por Gyökeres aos 88 minutos.
Com este resultado o Sporting chega ao top-8 e o Sturm Graz permanece sem vitórias.
Homem do jogo
Para além do golaço que marcou, foi responsável pelo desvio para o golo que abriu o marcador, assistindo Nuno Santos. Foi ainda a válvula de escape da equipa leonina, sempre que pretendessem sair da pressão da equipa austríaca, criando também várias oportunidades.
Texto: Bruno Gomes
Imagem: UEFA