Este domingo, o Desportivo de Chaves recebeu o Lusitânia de Lourosa a contar para mais uma eliminatória da Taça de Portugal.
A equipa da casa, chegava para este jogo com um empate caseiro no último jogo frente ao Feirense para a segunda liga, mas para a taça, tinha eliminado o Limianos, em Ponte de Lima. Já a equipa de Lourosa, vinha também de um empate contra a Sanjoanense a contar para a Liga 3, quanto aos jogos da taça, o Lusitânia eliminou o União Lamas e o Vizela.
No que toca às equipas iniciais, a equipa flaviense promoveu uma mudança em relação ao último jogo, com a entrada Rodrigo Moura para a baliza, já a equipa visitante alterou 4 jogadores, com as entradas do guarda-redes Ricardo Moura, Henrique, Sérgio Ribeiro e também Valente.
O jogo começou muito movimentado, com as duas equipas a entrarem muito bem ofensivamente, com a primeira oportunidade a pertencer à equipa da casa, Pelágio em cima da linha a cabecear à barra da baliza defendida por Ricardo Moura, estavam decorridos 6 minutos.
O Lusitânia respondeu, aos 18 minutos, um cruzamento perfeito tirado do lado esquerdo do ataque que termina com o cabeceamento de Zakpa para a defesa de Rodrigo Moura.
Com 39 minutos de jogo, contrariedade para a equipa flaviense, Junior Pius a ver o cartão vermelho, por uma falta sobre o avançado do Lusitânia Zakpa. No seguimento do livre para a equipa de Lourosa, grande remate de Sérgio Ribeiro para uma excelente intervenção de Rodrigo Moura.
No final da primeira parte, o resultado mantinha-se 0-0, com várias oportunidades para as duas equipas, mas com a equipa do Lusitânia melhor nos primeiros 45 minutos.
Começou, então, a segunda parte, com a primeira oportunidade a pertencer ao Chaves, livre batido para o interior da área, um grande cabeceamento de Bruno Rodrigues e uma excelente intervenção do guarda-redes do Lusitânia.
Aos 68 minutos, o primeiro golo da partida, arrancada do lado direito do ataque do Chaves conduzido por Ayongo, a passar para o lado onde apareceu Ruben Pina que ainda permitiu a defesa do guarda-redes num primeiro remate, mas na recarga, o mesmo rematou para o fundo das redes do Lusitânia.
A 10 minutos dos 90, o segundo golo do Chaves, Paulo Victor a aparecer isolado e a rematar colocado para a baliza da equipa de Lourosa.
Até ao fim, o resultado não se alterava, o Chaves vence o Lusitânia de Lourosa por 2-0 e avança para a próxima fase da Taça de Portugal.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: Rodrigo Fraguito