Depois de quase um mês sem carros na pista, a Fórmula 1 está de volta, desta vez, no continente americano, mais precisamente, em Austin, para o Grande Prémio dos Estados Unidos.
Este fim de semana, seria ligeiramente diferente do normal, uma vez que, teríamos o formato sprint para este Grande Prémio, que começou na sexta-feira, com a qualificação para a corrida.
Uma qualificação muito imprevisível e com algumas surpresas, já que o circuito americano é conhecido por ter muitos incidentes com os “track limits”, com vários pilotos a terem voltas apagadas, entre eles, Oscar Piastri da McLaren e Sérgio Perez da Red Bull que nem conseguiram chegar ao SQ3, com Piastri a arrancar em 16º lugar e Perez em 11º. Importante, também, destacar a excelente qualificação da Haas que corre o seu Grande Prémio em casa, colocando os dois carros no SQ3 e mais uma brilhante exibição do “rookie” Franco Colapinto, a colocar a Williams no 10º.
Passando para a corrida sprint, uma corrida com apenas 19 voltas ao Circuit de las Américas que teria Max Verstappen na Pole Position e o seu principal oponente na luta pelo título Lando Norris apenas em 4º lugar.
A corrida começou com um arranque impecável de Lando Norris, a saltar de 4º para 2º em 2 voltas, Max Verstappen também arrancou muito bem a conseguir defender o 1º lugar.
Nas primeiras voltas, houve muitas mudanças de posições e conseguimos assistir a uma grande luta entre os dois Ferrari por várias voltas, com Sainz a passar Leclerc na volta 5.
Na volta 9, mais uma excelente ultrapassagem de Carlos Sainz, a passar George Russell e a colocar a Ferrari em lugar de pódio, Leclerc também passaria Russell na mesma curva na volta seguinte.
A três voltas do fim da sprint, Verstappen já contava com 2 segundos de vantagem para Norris, mas a luta pelo 3º lugar, ainda estava por decidir com os dois pilotos da Ferrari na luta pelo último lugar do pódio.
Na última volta, Carlos Sainz passa Lando Norris, e consegue subir ao 2º lugar.
Com uma sprint dominada por Verstappen, o piloto neerlandês vence, Carlos Sainz em segundo e Lando Norris em terceiro.
Teremos, este domingo, a corrida principal do Grande Prémio dos Estados Unidos, às 20h na Sport TV 4.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: Fórmula 1