A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro assinou um protocolo, com o Governo de Cabo Verde, para que os atletas do país tenham acesso a metodologias de treino e avaliação avançadas.
O protocolo foi assinado no dia 7 de outubro, em Vila Real, durante uma visita do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde, Carlos do Canto Monteiro.
As tecnologias e métodos em questão já foram utilizados pela UTAD, em parcerias estabelecidas com outros clubes e instituições. Os seus efeitos passam pela identificação e desenvolvimento de talentos desportivos, formação e qualificação de treinadores, bem como a cooperação e intercâmbio em áreas distintas.
As recentes apostas da universidade na área do desporto levam o reitor Emídio Gomes a considerar este protocolo “muito mais do que uma parceria”, já que “vai garantir que o nosso talento, aliado ao trabalho e à formação, se traduza em conquistas sustentáveis”.
O documento prevê ainda o desenvolvimento de programas de formação, cursos e workshops sobre questões relativas ao alto rendimento desportivo.