O verão chegou e com ele vieram as noites quentes. O “Cinema ao Ar Livre” é um programa promovido pelo Teatro de Vila Real, que tem lugar na Praça Cénica e começou no passado dia 2 de julho com entrada livre.
A próxima sessão tem data marcada para dia 9 de julho, terça-feira, pelas 22 horas, hora escolhida para a transmissão de todos os filmes. “Um laque na Sala de Aula” é um filme de Pawo Choyning, com a duração de 110 minutos e para maiores de 12 anos, que nos fala sobre Ugyen, um jovem professor da zona moderna do Butão.
Ugyen decide ir para a Austrália para seguir uma carreira como cantor, o que não agrada os seus superiores e faz com que o enviem para a escola mais remota do mundo, numa aldeia chamada Lunana. Após caminhar durante oito dias, o professor chega à aldeia onde não há eletricidade, manuais, ou até mesmo um quadro na sala de aula. Apesar de viverem em condições precárias, os aldeões recebem calorosamente o novo professor, que enfrenta o desafio de ensinar as crianças sem os recursos que tinha anteriormente. Inicialmente, Ugyen quer desistir e ir embora, mas com o tempo começa a compreender as dificuldades das crianças e a transformar-se através da força espiritual dos aldeões.
“A Máquina de Matar Pessoas Más“, uma comédia de 1952 de Roberto Rosselini, com a duração de 82 minutos, foi o filme escolhido para a terceira sessão de Cinema ao Ar Livre, que irá decorrer no dia 16 de julho, terça-feira.
O filme fala-nos sobre o fotógrafo Celestino Esposito que, graças ao que pensava ser uma revelação do seu santo protetor, descobre que a sua câmara tem um poder especial e que um simples clique pode fazer desaparecer os homens maus. Mais tarde, acaba por descobrir que isso não acontecia devido ao poder do santo, mas sim graças ao próprio Diabo.
A última sessão do mês está marcada para o dia 30 de julho, com a apresentação do filme “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi, para maiores de 14 anos.
Este filme, que se tornou um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Delia aceita que a vida que lhe foi destinada é ser esposa e mãe, mas a chegada de uma carta misteriosa desperta a coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor.
O Cinema ao Ar Livre não termina já, e em agosto os visitantes podem contar com mais duas sessões:
Terça | 6 de agosto: “O Sonho de Wadjda”
Terça | 13 de agosto: “Gaza, Meu Amor”