Jogou-se esta sexta feira, 21 de junho, no Leipzig Stadium, a segunda jornada do grupo D do Euro 2024, entre Países Baixos e França. As duas equipas entraram em campo com os seus sistemas táticos habituais, ambas com 4-3-3.
O jogo mal tinha começado e já havia oportunidades de golo, uma vez que, com 1 minuto de jogo, o extremo dos Países Baixos, Jeremie Frimpong surgiu na cara do guarda-redes francês que respondeu com uma grande defesa.
A resposta da França, apareceu 2 minutos depois, com Griezmann a rematar de fora da área, mas o guardião neerlandês VerBruggen esticou-se e, com uma brilhante intervenção, evitou o 1º golo da partida.
Com 13 minutos decorridos, mais uma grande ocasião para a França, Dembélé a descobrir Rabiot no interior da área neerlandesa que faz um passe perfeito para Griezmann que se atrapalhou com a bola e não conseguiu encostar para a baliza.
O jogo estava movimentado para as duas equipas e, aos 16 minutos, Gakpo remata de fora da área para uma excelente defesa do guarda-redes francês do AC Milan Mike Maignan.
O jogo acalmou no que toca a ataques das duas equipas e os últimos minutos da primeira parte acabou por ser jogado no meio campo. Chegou-se então ao fim da primeira parte com um empate sem golos, mas com muitas oportunidades de ambas as seleções.
Nenhum dos treinadores mexeu nas equipas no início da segunda parte, que começou bem mais calma do que a primeira, com as duas equipas a não quererem arriscar e cometer erros.
Com um início do segundo tempo mais parado, os adeptos tiveram que esperar até ao minuto 60 para ver a primeira ocasião de golo que pertenceu ao francês Thuram que com espaço, de fora da área, rematou colocado com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza de VerBruggen.
À passagem do minuto 64, mais uma excelente jogada por parte da equipa francesa, que terminou com o remate de Griezmann com mais uma grande intervenção do guardião neerlandês.
Ao minuto 68, saiu o primeiro golo da partida, com o neerlandês Xavi Simons completamente sozinho dentro da área francesa, a atirar para o fundo das redes defendidas por Maignan, com o árbitro assistente a assinalar fora de jogo, pois Denzel Dumfries, estava em posição irregular na trajetória da bola, mantendo assim o resultado a zeros.
Até final, o resultado não se alteraria.
Países Baixos e França vão para a última jornada empatadas com 4 pontos com os Gauleses a jogarem contra a Polónia e a seleção “Oranje” a jogar contra a Áustria.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: UEFA