Jogou-se esta segunda feira, 17 de junho, em Düsseldorf, a segunda partida do grupo D deste Euro 2024 entre Áustria e França. Quanto às equipas titulares, a equipa austríaca apostou num 4-2-3-1 com apenas um ponta de lança enquanto a França entrava em campo com o habitual 4-3-3.
Numa primeira parte com a equipa francesa a ter o domínio da posse de bola, mas sem grandes oportunidades, os adeptos tiveram que esperar até ao minuto 8 para ver a primeira grande ocasião de perigo, Kylian Mbappé lançado do lado esquerdo foi mais rápido do que toda a gente e atirou para uma grande defesa do guarda-redes austríaco Patrick Pentz.
Aos 35 minutos, a Áustria respondeu com um cruzamento a partir da esquerda a terminar com a finalização de Baumgartner e o guarda-redes francês Mike Maignan a ter que se aplicar para defender.
Aos 38 minutos, o momento alto da primeira parte, com Kylian Mbappé mais uma vez em destaque, a cruzar do lado direito para um desvio do defesa da Áustria Wöber para a sua própria baliza, fazendo o autogolo e mudando o resultado para 1-0 para a França.
O primeiro tempo do jogo acabava com poucas oportunidades de ambas as equipas e com o marcador a assinalar 0-1 para a França.
Com o início da segunda parte sem qualquer alteração nas equipas, os adeptos esperaram até aos 54 minutos para ver Mbappé mais uma vez como protagonista, mas na cara do guarda-redes austríaco, rematou ao lado.
Aos 68 minutos, o guardião austríaco, outra vez chamado a intervir, Thuram a receber um passe perfeito de Kanté e a rematar para uma grande intervenção de Patrick Pentz a evitar o 2-0.
Ao 82 minutos, mais uma ocasião para a equipa francesa, com Camavinga a fazer um passe para o interior da área para um remate fraco de Thuram para as mãos de Pentz.
Até final, o resultado não mudaria, com a França a estrear no Euro 2024 com uma vitória difícil frente à Áustria.
Homem do Jogo – N`Golo Kanté
Kanté foi o eleito por toda a influência que teve nas jogadas da seleção francesa e, ao mesmo tempo, a presença defensiva que teve ao longo do jogo.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagens: UEFA