No final da tarde desta sexta-feira, 14 de junho pelas 20:00, deu-se o jogo inaugural do Campeonato da Europa de 2024. Alemanha e Escócia foram as duas seleções responsáveis pelos primeiros 90 minutos da competição, no Allianz Arena, em Munique.
Após uma longa espera, o EURO começou, e desde o apito inicial a seleção da casa quis mostrar que em terras germânicas eles é que mandavam. A verdade é que só foram precisos 10 minutos para acontecer o primeiro golo da competição. Este saiu dos pés do Florian Wirtz, que com um remate rasteiro à entrada da área fez as redes balançarem pela primeira vez.
O segundo do jogo não tardou a aparecer, aos 18 minutos, após uma transição rápida Kai Havertz, já dentro da área fez um passe rasteiro para a jovem estrela do Bayern Munique, Jamal Musiala, que finalizou com uma autêntica bomba.
Ainda antes da meia hora de jogo, o árbitro francês Clément Turpin assinalou grande penalidade a beneficiar a seleção alemã, porém após a intervenção do VAR esta decisão foi revogada, em vez de penálti deu-se a cobrança de um livre.
A situação estava complicada para a Escócia, e ao minuto 42 ainda piorou. O defesa central Ryan Porteous tem uma entrada dura dentro da área sobre o Ilkay Gündoğan, o que lhe rendeu o cartão vermelho direto e uma grande penalidade para a Alemanha. Esta foi cobrada e convertida pelo Kai Havertz. O jogo ia assim 3×0 para o intervalo.
Numa segunda parte em que o domínio alemão se manteve, Niclas Füllkrug ampliou o resultado com um golo de se tirar o chapéu, aos 68 minutos. De se destacar que o ponta de lança que joga ao serviço do Borussia Dortmund, fez a sua estreia num Campeonato Europeu e precisou apenas de 5 minutos para entrar na lista de marcadores.
No minuto 87, numa das únicas oportunidades que teve durante o jogo, a Escócia reduziu a diferença, após autogolo de Antonio Rüdiger.
Contudo, ainda havia tempo para mais e Emre Can, aos 93 minutos, fez o último da partida com um remate de fora da área. Final do jogo Alemanha 5×1 Escócia.
Homem do Jogo – Jamal Musiala
Numa partida com tantos momentos e protagonistas é difícil destacar, porém Musiala conseguiu. Neste estádio que ele conhece tão bem, durante este jogo, conseguiu demonstrar toda a sua qualidade, fez um golo e também algumas grandes jogadas.
Texto: Luís Reis
Imagens: RTP