Com a apresentação da agenda das Festas da Cidade 2024, a Câmara Municipal de Vila Real (CMVR) confirmou o concerto conjunto das quatro tunas da UTAD. Este Encontro de Tunas Universitárias decorrerá pelas 22 horas do dia 10 de junho – feriado nacional do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – na Praça do Município, localizada na Avenida Carvalho Araújo.
Decorridas na manhã do dia 17 de maio, as duas conferências da CMVR debruçaram-se, respetivamente, sobre a Festa da Família e as Festas da Cidade. Mara Minhava, Vereadora da Cultura do Município de Vila Real, refere que o “grande objetivo [da Festa da Família] é promover o encontro intergeracional”, dado que o propósito passa por juntar as pessoas com as famílias num espaço aberto com “iniciativas para todas as faixas etárias”. Para tal, contam com a ajuda na organização dos serviços de segurança pública, dos militares do RI 13, das juntas de freguesia da cidade e de diversos parceiros.
Este evento familiar terá direito a transmissão no Somos Portugal da TVI, barcos, escaladas, música e outras atividades. Decorrerá a 2 de junho no Parque Corgo e a organização pede aos interessados que “tragam a cesta” para passar o dia.
A começar no dia 19 de maio com a atividade Bom Dia, Cerâmica, as atividades das Festas da Cidade 2024 prolongam-se até setembro e incluem o já referido concerto tunante, concertos de bandas como Os Quatro e Meia e Hybrid Theory, marchas populares, Rock Nordeste, Pitoresco e as corridas do Circuito Internacional. Englobam ainda a já referida Festa da Família, exposições, concertos, caminhadas, torneios e atividades culturais “para todos os tipos de público e todas as idades”. “Pensamos em algo diversificado”, refere a Vereadora: a atuação da banda Karetus, por exemplo, surge fruto da consulta da Câmara junto de associações estudantis.
Além disso, o Município teve o cuidado de “reavivar algumas tradições” para as festas dos santos populares, nomeadamente para as celebrações do São Pedro (28 e 29 de junho), e procurará promover a tradicional olaria vilarrealense e os novos oleiros. “As festividades não são apenas animação e lazer; são arte, são cultura, são educação, são aprendizagem, são identidade”, defende a Vereadora.
Questionada pel’O Torgador, Mara Minhava refere que a presença das tunas prende-se à vontade de “as dar a conhecer melhor à comunidade” e que elas próprias “ofereçam algo à comunidade” de Vila Real. “A geração da minha mãe se calhar pensa que só há uma [tuna]”, exemplifica, realçando que este Encontro de Tunas Académicas permite estreitar relações entre tunas e Vila Real. Ecoando este sentimento de partilha com a comunidade, o Vice-Presidente da masculina Imperialis Serenatum Tunix, Paulo Freitas, afirma que “é um prazer enorme vermos que a Câmara reconhece o trabalho que temos realizado nos últimos anos para tentar enriquecer culturalmente a cidade”, reforçando a vontade de partilhar “músicas e tradições” e de proporcionar “um ambiente agradável de festa e animação para todos”.
Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, afirma que as festas são “ecléticas, com a participação de todos e para todos, respeitando tradições e promovendo aquilo que é nosso”. Defende as Festas da Cidade enquanto “cartão de visita” da cidade e realça a importância delas para a comunidade, desde a vivência à economia, agradecendo às entidades, instituições e pessoas coletivas e individuais pelo trabalho e pela ajuda prestados que permitem a realização destes eventos.
A agenda poderá ser consultada na íntegra aqui, através das redes sociais do Município de Vila Real ou em papel. As atividades, gratuitas, são abertas à população e a turistas.