O economista e político português José da Silva Peneda, receberá na próxima sexta-feira, 22 de março, o título de Doutor Honoris Causa. A cerimónia terá lugar na Aula Magna da UTAD, durante as celebrações do dia da universidade, que comemora o 38º aniversário.
O economista e político português tem ligações à academia transmontana que remontam a 2013, ano em que aceitou presidir o Conselho Geral da UTAD.
Emídio Gomes, reitor da universidade, justificou a atribuição deste título a Silva Peneda, “O Doutor José da Silva Peneda é um exemplo de serviço público, com uma vasta carreira, nacional e internacional, ao serviço da região Norte de Portugal, do Governo, da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e da UTAD. É, por isso, da maior justiça a atribuição do mais alto galardão universitário”.
José da Silva Peneda desempenhou alguns cargos de relevo na política, seja a nível nacional como Ministro do Emprego e da Segurança Social, secretário de Estado e deputado do Partido Social Democrata na Assembleia da República. Mas também a nível europeu, trabalhando entre 2004 e 2009 como eurodeputado, seguindo-se a presidência do Conselho Económico e Social até ao ano de 2015. Para se tornar conselheiro de Jean Claude Juncker, ex-presidente da Comissão Europeia, abdicou do seu cargo.
Atualmente, o político português é membro da Chancelaria das Ordens Honoríficas, presidente da Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas e membro do Conselho Consultivo da Fundação Bissaya Barreto.
Com 74 anos, receberá o Doutoramento Honoris Causa pela UTAD, juntando-se a um grupo de personalidades previamente agraciadas com este título, como por exemplo, Fernando Santos e Jorge Braz, antigo selecionador da seleção nacional de futebol e atual selecionador da seleção portuguesa de futsal, respetivamente.
Imagem: Gabinete de Comunicação e Imagem da União de Misericórdias Portuguesas