Portugal venceu, no passado dia 24 de novembro, pelas 16 horas, a seleção do Gana, por 3-2, naquele que foi o seu jogo de estreia no Mundial do Catar 2022. Após a primeira jornada, Portugal já lidera o grupo, com três pontos, fruto do empate a zeros entre Uruguai e Coreia do Sul.
A equipa de Fernando Santos entrou melhor e aos 10 minutos surgiu a primeira grande oportunidade para Cristiano Ronaldo marcar, mas o astro português dominou mal e não conseguiu bater o guarda-redes Ati-Zigi, do Gana.
Ao minuto 36, Otávio fez o primeiro remate enquadrado com a baliza. No final do primeiro tempo, Mohammed Kudus, do Gana, é admoestado com a cartolina amarela.
Cristiano Ronaldo ainda colocou a bola nas redes, mas o golo foi anulado antes mesmo do capitão ter rematado, por uma falta sobre um defesa ganês.
A segunda parte iniciou-se com um cartão amarelo para André Ayew, por falta sobre Otávio. A equipa de Otto Addo tentou marcar com um remate falhado de Alidu Seidu e de seguida, ao minuto 55, Kudus disparou forte, mas a bola passou ao lado da baliza de Diogo Costa.
Aos 63 minutos é assinalado um penálti a favor da seleção portuguesa, com uma falta de Salisu sobre Cristiano Ronaldo. Na marca dos onze metros, o capitão português inaugurou o marcador no Estádio 974, em Doha.
Aos 72, Kudus disparou forte para uma defesa a dois tempos de Diogo Costa e logo no minuto seguinte, o capitão André Ayew só teve de encostar para o empate, após assistência do mesmo Mohammed Kudus.
A seleção portuguesa reagiu e o segundo golo surgiu ao minuto 78, por João Félix. O passe foi de Bruno Fernandes, por entre as pernas de um adversário. Volvidos dois minutos, Rafael Leão marcou o terceiro golo para a equipa orientada por Fernando Santos, que acertou em cheio na substituição, e fez o 3×1. A assistência foi, novamente, de Bruno Fernandes, que já é o líder na competição.
Com uma vantagem confortável perante a seleção do Gana, o selecionador português retirou Cristiano Ronaldo, João Félix e Bernardo Silva, e deu lugar a João Palhinha, João Mário e Gonçalo Ramos.
O Gana não desistiu e voltou a marcar, com um golo de cabeça de Bukari, após cruzamento de Abdul Rahman Baba, à passagem do minuto 89.
A seleção das quinas ainda passou por alguns calafrios na parte final da partida, mas o resultado não sofreu mais qualquer alteração. O árbitro Ismail Elfath terminou a partida e Portugal venceu o Gana pela margem mínima.
Na próxima jornada do grupo H, Portugal defronta o Uruguai e o Gana vai jogar frente à Coreia do Sul, orientada pelo português Paulo Bento.
Texto: Milene Barros, Carlos Monteiro
Imagem: Tom Weller