I Jornadas de Ciências da Nutrição

A época das jornadas dos vários cursos que constituem a UTAD já começou e teve a presença de um dos mais recentes cursos da universidade, o curso de Ciências da Nutrição.

As jornadas deste curso estão incluídas no âmbito da Semana da Ciência e Cidadania, que contou com as jornadas de Biologia, de Biologia e Geologia, das jornadas de Ambiente, jornadas de Bioquímica, de Genética e Biotecnologia, de Bioengenharia e, por último, com as jornadas de Ciência Alimentar.

Para dar início a esta semana, contamos com a cerimónia de abertura que teve a presença do Sr. Vice-Reitor, Prof. Doutor Artur Cristóvão e do Sr. Presidente do CP da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA), o Prof. Doutor Jorge Ventura.

A primeira sessão plenária, foi dada pelo Prof. Doutor Pedro Moreira que falou sobre a “Alimentação Saudável: antes e depois de nascer” e realçou que “a má alimentação é uma das maiores causadoras de morte” e que “mulheres com excesso de peso ou muito magras têm maior dificuldade em engravidar”.

Terminada a primeira palestra, seguiu-se o painel “Nutrição no Desporto”, que contou com o Professor Carlos Afonso Teixeira como moderador, com a Profª Doutora Sandra Fonseca que se pronunciou sobre o tema de “Nutrição no Desporto: como uma área em crescimento” e demostrou as diferentes dietas utilizadas ao longo do tempo pelos atletas.  Já na outra ponta deste painel, tivemos a presença do Dr. António Pedro Mendes, também conhecido como sendo o nutricionista do Futebol Clube do Porto, que trouxe o tema “Suplementos no desporto” salientando que a suplementação tem de vir depois de já haver bases, ou seja, depois de o atleta ter uma alimentação saudável.

Da parte da tarde, tivemos a segunda sessão plenária com a presença da Profª Doutora Helena Moreira com o assunto “Exercício Verde” onde esclareceu a dúvida de muitos jovens, sobre o exercício e as suas implicações para uma vida mais saudável e como pode ser uma ajuda na vida de quem precisa de perder peso. O último painel do primeiro e único dia das jornadas de Ciências de Nutrição teve como objeto de discussão a “Nutrição e Metabolismo”, com a Profª Maria Manuel Oliveira como moderadora no debate do tema “Diabetes: abordagem nutricional”, encabeçado pela Dra. Clara Matos que destacou que “a maneira como um diabético deve comer devia ser a maneira como todos nós devíamos comer”. Já o debate que contou com a Dra. Maria João Pena sobre a “Fenilcetonúria: aminoácidos e metabolismo da glicose” baseou-se no esclarecimento sobre o que é esta doença crónica e rara que afeta 1 em cada 10 mil pessoas na Europa.

Para encerrar o primeiro dia da Semana da Ciência e Cidadania, tivemos a sessão de encerramento das Jornadas de Ciências da Nutrição, onde foi dada a palavra à Diretora do curso, Carla Cristina da Silva Gonçalves e à Presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências de Nutrição, Inês Liquito, que agradeceram a presença de todos os alunos e de todos os convidados, dando assim por terminado o dia.

Andreia Coutinho