Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro entre as melhores a nível do ensino na Europa

Um inquérito realizado a cerca de 30 mil estudantes, colocou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre as melhores a nível do ensino na Europa. A UTAD aparece na posição 126, enquanto que a melhor universidade portuguesa posicionada aparece em 28ºlugar e é a Universidade de Lisboa.

Foram avaliadas mais de 240 instituições e este é considerado o primeiro ranking direcionado para a vertente de ensino e ao ambiente de aprendizagem vivenciado pelos alunos. Em Portugal foram destacadas 8 universidades com o melhor nível de ensino na Europa, por ordem de posicionamento: Universidade de Lisboa (28º), Universidade do Porto (43º), Universidade do Minho (50º), Universidade de Aveiro (51-75º), Universidade Nova de Lisboa (51-75º), Instituto Politécnico do Porto (76-100º), Universidade de Coimbra (101-125º) e por último, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (126-150º).

Foram avaliadas em 13 indicadores, que avaliam globalmente o ambiente de ensino e aprendizagem (interação entre os estudantes e docentes), o comprometimento dos estudantes com os seus estudos, sucesso académico, oportunidades para desenvolver novas competências e conhecimentos, preparação para o mercado de trabalho, entre outros.

Nos resultados obtidos, pode-se concluir que apenas duas universidades das 15 melhores apresentadas não pertencem ao Reino Unido, sendo o pódio composto pela Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge e em terceiro pela Universidade de Sorbonne.

Vera Silva